TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme Nell

Monografias: Resenha Filme Nell. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  1.287 Visualizações

Página 1 de 2

O objetivo da Psicologia Social é a procura de soluções para os problemas sociais através do desenvolvimento dos indivíduos e das comunidades.

A Psicologia deve procurar uma inserção social mais ampla, prestando serviços -direta ou indiretamente- para a grande maioria da população, e dessa forma colaborar para a solução das injustiças sociais e da alienação social do ser humano, ela poderá sistematizar saberes para que o profissional junto com a população possam enfrentar seus problemas e dúvidas do dia-a-dia, e encontrar soluções, e propiciar o desenvolvimento da autonomia da comunidade.

E na sua prática cotidiana cabe também aos professores de Psicologia contribuírem para o avanço da consciência dos futuros profissionais, pois é o psicólogo consciente da realidade sócio-histórica na qual está inserido, que desenvolverá atividades tranformadores.

Esta é autopia. Porém, hoje as exceções à regra demostram que ela é viável, mas para tanto é necessário manter uma troca constante entre uma universidade crítica, um profissional questinador, e a própria comunidade com suas necessidades prementes, levantando questões a serem pesquisadas. Estas, por sua vez, levarão a sistematizações teóricas, as quais deverão atualizar a formação dos novos Psicólogos.

Pesquisar o cotidiano apresenta uma consequencia muito importante- como acontece no filme Nell-, pois os indivíduos pesquisados tornan-se sujeitos direta ou indiretamente co-participantes do saber desenvolvido, o qual terá necessariamente, consequencias práticas. Para que isso aconteça é preciso saber comunicar o nosso conhecimento numa linguagem, precisa, porem compreensiva.

Se esses processos acontecerem, acreditamos que a psicologia sócio-histórica trará contribuições para a compreensão da Ética e da Estética, levando a práticas que aprimorem moralmente o ser humano no conjunto de suas relações sociais, e também levem-no a desenvolver o seu potencial criativo, embelazando seu o seu dia-a-dia, contribuindo para a plena concretização da Cidadania.

É de grande importância o papel do Psicólogo social na sociedade, como vimos no filme Nell. Deve-se também estar atento as necessidades de cada indivíduo dentro da sociedade, suas possibilidades e suas limitações. Também é importante observar e respeirar o estilo de vida dos indivíduos, para que dentro de seus limites, aprimorem seus conhecimentos e habilidades.

O mais importante é que o Psicólogo Social mantenha na prática de sua profissão a ética e o respeito com todos os indivíduos, pois no filme certamente se não houvesse a intervenção de Paul em relação a atitude da psicóloga, certamente ao invés de ser compreendido que Nell tinha tal comportamento devido a sua criação, mas que não tinha problemas mentais, certamente seu tratamento seria num hospital para tratamento de distúrbios mentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com