TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

Pesquisas Acadêmicas: ANALISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO DAS AULAS PRÁTICAS DE MODELAGEM DO COMPORTAMENTO DE APERTAR A BARRA E REFORÇO CONTÍNUO.

LAYZA MELO *

RAYANE MOREIRA FERREIRA *

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo relatar os experimentos de modelagem do comportamento de apertar a barra e do reforço contínuo. As questões experimentais da modelagem do comportamento de apertar a barra foram e reforço contínuo foram: fazer com que o rato emitisse várias respostas de apertar a barra por meio do estímulo reforçador da água, para que o mesmo associasse a ação de pressionar a barra e ser recompensado. E o fato do reforço contínuo ter mantido a resposta de apertar a barra que havia sido recentemente modelada, uma vez que o rato já havia associado o pressionar à barra com o recebimento do reforço. Tendo como local de coleta de dados o laboratório de análise experimental do comportamento da Faculdade Pitágoras Unidade Vale do Aço. Apresentando-se como sujeito do trabalho o rato macho albino nº 4B. Os materiais usados foram: Uma ficha de registro, uma caneta, caixa de Skinner com isolamento e um painel de controle. Os resultados obtidos foram : ao cheirar a barra o sujeito foi reforçado com água, depois o sujeito levantou-se e cheirou a barra, recebeu como reforço por essa ação mais água, até que o mesmo associou o movimento de apertar a barra a presença de água. E as conclusões foram ...A partir do presente estudo, foi possível realizar a aplicação prática de conceitos teóricos estudados na literatura sobre o condicionamento operante, tais como a função e as conseqüências do reforço.

Palavras – Chaves: Observação, comportamento operante, reforço positivo e aproximações sucessivas.

*Alunas do 4° período do curso de

psicologia da Faculdade Pitágoras

Unidade Vale do Aço.

IPATINGA/MG

2014

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho traz relatos sobre os experimentos de modelagem do comportamento de apertar a barra e do reforço contínuo. O experimento foi realizado no laboratório da Faculdade Pitágoras de Ipatinga/MG, sendo utilizado um rato albino de laboratório a fim de ter seu comportamento estudado.

As questões experimentais da modelagem do comportamento de apertar a barra foram: conseguimos fazer com que o rato emitisse várias respostas de apertar a barra por meio do estímulo reforçador da água, para que o mesmo associasse a ação de pressionar a barra e ser recompensado.

As questões experimentais do reforço contínuo foram: o reforço contínuo manteve a resposta de apertar a barra que havia sido recentemente modelada, uma vez que o rato já havia associado o pressionar à barra com o recebimento do reforço.

“Modelagem é uma técnica utilizada para ensinar um comportamento novo por meio de reforço diferencial de aproximações sucessivas do comportamento-alvo e reforçamento diferencial” (MOREIRA; MEDEIROS, 2007 p.62)

FALTA ALGO SOBRE REFORÇO CONTÍNUO

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 MÉTODO

2.1.1 LOCAL DE COLETA DE DADOS

Laboratório de análise experimental do comportamento da Faculdade Pitágoras Unidade vale do Aço.

2.1.2 SUJEITO

Um rato macho albino número 4B.

2.1.3 MATERIAIS

Uma ficha de registro, uma caneta, uma caixa de Skinner com isolamento, e um painel de controle

2.1.4 PROCEDIMENTO

O procedimento para o experimento de modelagem foi este: Introduziu-se o rato na caixa de Skinner, a seguir ligou-se o cronômetro, assim que o rato associou o barulho que acontece ao apertarmos o botão para disponibilizar a gota de água (o reforço), foi iniciado o processo de modelagem. A água somente era fornecida com respostas que iam cada vez mais se aproximando da ação de pressionar a barra, através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com