TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Experimental Do Comportamento

Artigo: Análise Experimental Do Comportamento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  2.096 Visualizações

Página 1 de 2

1. O que significa a linha de base ou nível operante?

A linha de base é um registro que se obtém que permite comparar as mudanças que ocorrem no comportamento do sujeito antes e depois de intervenções experimentais. O nível operante nos diz em qual nível o sujeito opera sobre o ambiente antes de qualquer intervenção experimental, ou seja, quais são os comportamentos que o sujeito apresenta no ambiente e como esses comportamentos operam sobre este ambiente.

2. Identifique o objetivo do experimento e as variáveis manipuladas.

O experimento tem como objetivo procurar descrever certas relações entre o comportamento de um organismo e seu ambiente, e para isso é preciso identificar as variáveis manipuladas, que são:

I. Variável independente: é aquela que será manipulada e modificada pelo experimentador;

II. Variável dependente: é aquela que o experimentador pretende investigar, é dependente das manipulações sofridas pelas VI’s que são feitas pelo experimentador;

III. Variáveis intervenientes: aquelas que o pesquisador tenta manter sob controle durante o experimento, mas que podem interferir no resultado, colocando em dúvida se os resultados são pela manipulação de VI ou não;

O controle das variáveis nos permite estabelecer uma relação funcional dos eventos, isto é, uma relação de dependência entre eles.

3. Construa uma tabela mostrando as freqüências absolutas de respostas, bem como as taxas e hierarquize da maior taxa para a menor. Coloque um titulo em sua tabela.

TABELA 01: Fase Inicial SIG

Comportamentos F. Absoluta Taxas

Ficar Parado (Fp) 39 3,9 %

Farejar qualquer ponto da caixa (Fa) 33 3,3%

Andar (Ad) 27 2,7%

Erguer-se nas patas traseiras (Le) 9 0,9%

Limpar ou Lamber-se (Li) 7 0,7%

4. Generalizando este experimento para a vida real, diga de que maneira o psicólogo poderia fazer para conhecer a linha de base do seu cliente.

O psicólogo deverá observar e questionar o paciente sobre a freqüência com que os problemas, ou situações que o levaram a procurar ajuda acontecem, pois a partir destes dados é possível obter uma hierarquia dos comportamentos do paciente e posteriormente fazer um diagnostico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com