TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Experimental Do Comportamento

Monografias: Análise Experimental Do Comportamento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  2.450 Palavras (10 Páginas)  •  836 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS - Unileste-MG

LILIANE DE VASCONCELOS REIS

ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

Coronel Fabriciano

Dezembro/2013

LILIANE DE VASCONCELOS REIS

ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

Relatório dos experimentos realizado para obtenção de aprovação da disciplina Análise Experimental do Comportamento, do curso de psicologia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais.

Professora: Eva Maria dos Reis Gomes.

Coronel Fabriciano

Dezembro/2013

SUMÁRIO:

1. INTRODUÇÃO: 4

2. REVISÃO DE LITERATURA: 5

3. MÉTODO: 8

3.1. Sujeito: 8

3.2. Local: 8

3.3. Equipamento: 8

3.4. Procedimento: 8

4. RESULTADO: 10

5. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: 14

RESUMO:

Este trabalho teve como objetivo a compreensão de processos comportamentais simples, foi analisado o comportamento de um sujeito experimental, um rato albino, macho da raça Wistar, os equipamentos foram uma caixa de comportamento operante e folha de registro,onde relatava o comportamento do sujeito, o mesmo foi privado de água por 24horas a fim de aprendesse a pressionar a barra, recebendo como reforço gotas de água, as sessões experimentais tiveram a finalidade de mostrar a evolução no repertório comportamental do sujeito. Este experimento foi realizado no laboratório de análise experimental do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais.

Palavras chave: Comportamento operante, Sujeito experimental, Repertório comportamental.

1. INTRODUÇÃO:

O presente trabalho tem a finalidade de apresentar as práticas realizadas no Laboratório de Analise Experimental do Comportamento do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais. Foram observadas as alterações produzidas no comportamento do sujeito, um rato albino, macho, da raça Wistar, O sujeito experimental ficou privado de água no período de 24 horas os instrumentos que foram utilizados são uma caixa de comportamento operante e folha de registro, onde foram relatadas as respostas emitidas pelo sujeito experimental, o nível operante, treino de controle discriminativo ao som do bebedouro, modelagem, reforçamento contínuo (CRF) e extinção. A análise dos resultados mostrados pelos registros permite entender o fenômeno comportamental estudado. O objetivo do trabalho é identificar processos básicos do comportamento que nos ajudam a compreender como eventos do meio ambiente podem estar relacionados com o comportamento dos indivíduos. “O laboratório de estudos operantes com animais tem a finalidade de permitir ao aluno observar diretamente as alterações produzidas no comportamento do rato albino em funções de mudanças em um ambiente controlado”. (MATOS e TOMANARI).

2. REVISÃO DE LITERATURA:

A disciplina de analise experimental do comportamento tem como finalidade de os estudos dos processos comportamentais simples, e o ambiente de laboratório nos permite estudar o comportamento operante. “Comportamento operante é aquele comportamento que produz conseqüências (modificações no ambiente) e é afetado por elas.” (MOREIRA e MEDEIROS, 2007). Entender o comportamento operante é fundamental para compreendermos a aprendizagem dos organismos. O comportamento operante é um comportamento aprendido, modelado. Nas prática de laboratório fizemos o treino ao bebedouro. O treino ao bebedouro é uma etapa intermediária, preparatória à modelagem da resposta de pressão à barra. Tem como objetivo fazer com que o animal se aproxime do bebedouro quando ouvir o ruído do funcionamento deste. (MATOS e TOMANARI, 2002). Nesta etapa de treino ao bebedouro é onde se faz o emparelhamento que associa o ruído com o reforço que é a água, essa associação é indispensável para a fase da modelagem.

“Assim sendo, o comportamento operante é aprendido e modelado a partir de suas conseqüências, a esta aprendizagem dá-se o nome de condicionamento, o condicionamento operante, ou seja, a aprendizagem de respostas operantes se dá portanto através da modelagem. “Um operante não é algo que surja totalmente desenvolvido no organismo. É o resultado de um contínuo processo de modelagem. (“SKINNER, 1998).” “A modelagem é um procedimento de reforçamento diferencial de aproximações sucessivas de um comportamento. “O resultado final é um novo comportamento.” (MOREIRA; MEDEIROS, 2007). A modelagem é empregada quando se deseja ensinar um comportamento.

“Reforço é todo e qualquer evento que ocorre subseqüente a emissão de uma resposta, tornando-a mais freqüente, aumentando a possibilidade desta resposta se repetir. Reforço primário é natural de ordem filogenética, independente de nossas vontades como a dependência por água, alimento, sexo e etc. São itens que reforçam nosso comportamento naturalmente. O reforço secundário é condicionado e é de ordem ontogenética, em que algo é aliado ao reforço primário e o sujeito aprende a reconhecer esse elemento como reforçador, ou seja, um estímulo neutro como um barulho aliado com a necessidade de água (reforço primário), após um determinado tempo esse estímulo neutro passa a ter um valor maior.” (MOREIRA E MEDEIROS, 2007).

“O reforço é um tipo de conseqüência do comportamento que aumenta a probabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com