TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE FILME A ONDA - ANÁLISE DA PSICOLOGIA DE GRUPO

Por:   •  6/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  3.372 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE PITÁGORAS DE BETIM

CURSO DE PSICOLOGIA

TEORIAS CONTEMPORÂNEAS DE GRUPO

ANÁLISE DA PSICOLOGIA DE GRUPO

BETIM

2017

TEORIAS CONTEMPORÂNEAS DE GRUPO

ANÁLISE DA PSICOLOGIA DE GRUPO

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina Teorias Contemporâneas de grupo, turno noturno da Faculdade Pitágoras de Betim, ministrado pelo professor

BETIM

2017

“A ONDA”

O filme trata de uma experiencia pedagógica onde o professor tenta mostrar para os alunos a diferença entre autocracia e democracia. Onde a autocracia é uma forma de governo que o soberano tem poderes ilimitados. Democracia é o regime político em que a soberania é exercida pelo povo.

“ A onda” em todo o seu desenvolvimento consiste em responder a essas questões, como baseado em uma história real, o filme mostra como é possível a criação de doutrinas ideológicas em sala de aula, não só no passado, mas também atualmente.

Durante o filme são discutidas diversas ideologias e formas de governo como o fascismo, o anarquismo, a autocracia e o narcisismo que eliminou milhões de pessoas. O filme mostra a vida pessoal de alguns alunos e deixando claro que dependendo da a família e dos problemas que determinadas pessoas podem ter, são mais fáceis de serem manipuladas.

As razoes que levam os jovens a alienação política e o cultivo de lideranças autoritárias, o vazio da identidade com o qual a juventude sofre o consumismo desenfreado presente na sociedade capitalista, ausência de projetos coletivos e desinteresse político.

O grupo foi organizado, cada um no seu papel, a hierarquia do grupo era respeitada pelos participantes, sendo um grupo já formado em uma escola, não foi difícil para o professor criar o movimento. Dessa maneira mobilizou um forte sentimento de pertencimento grupal e a participação dos jovens envolveu outras classes, criando situações imprevistas e perigosas, forçando a interrupção do projeto. Pagando um alto preço o professor demonstrou como é fácil manipular as massas.

“ A Onda” começou a focar sério, os alunos estavam totalmente fanáticos e irracionais. Nossas atitudes variam de acordo com os objetivos, situações, pessoas e opiniões que acarretam forte carga afetiva que coloca o sujeito a cometer determinada ação.

O que era para ser produtivo se tornou uma bagunça, não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com