TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANSIEDADE DOS ESTUDANTES DIANTE DA EXPECTATIVA DO EXAME VESTIBULAR

Por:   •  29/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.693 Palavras (15 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

FACULDADE CIÊNCIAS DA VIDA

PSICOLOGIA 5°P. 2SNP17-1ª

INTERDISCIPLINAR- CIÊNCIA E EDUCAÇÃO

Sete Lagoas

Abril /2019

DAYSIANNE SILVA DOS SANTOS

FRANCINNI EDUARDA DE ALMEIDA

HELEN RIBEIRO BARBOSA

KELLY SAMARA DA SILVA BERNARDINO

LUIZ FELIPE OLIVEIRA

MARCELLA SANTANA

MÁRCIO TÚLIO TEIXEIRA CORREA

‬PAULA BASTOS FLORINDO NOGUEIRA

ANSIEDADE DOS ESTUDANTES DIANTE DA EXPECTATIVA DO EXAME VESTIBULAR.

Atividade apresentada como requisito parcial para obtenção de créditos nas disciplinas do 5º período do curso de psicologia, orientada pela prof. ª Fernanda de Paula Carvalho, no período noturno.

Sete Lagoas

Abril / 2019


RESUMO        4

1- INTRODUÇÃO        5

1.1 Problema        6

1.2 Justificativa        6

1.3 Objetivos        7

1.3.1 Objetivo Geral        7

1.3.2 Objetivos específicos        7

2- REFERENCIAL TEÓRICO        7

2.3 Proposta de Intervenção        10

3- MATERIAIS E MÉTODOS        11

4- DISCUSSÃO        12

5- CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

6- REFERÊNCIAS        14

RESUMO

        A expectativa diante de exame pré-vestibular tem sido tratada como um fator de comprometimento da saúde mental dos candidatos. O objetivo do presente trabalho é discutir se a pressão causada aos candidatos, mediante ao exame vestibular, pode causar transtornos de ansiedade.

        Os resultados mostrados nas pesquisas bibliográficas, registram que durante os períodos da realização do vestibular, os candidatos podem apresentar comportamento de estresse, desespero, apreensão, desesperança e principalmente ansiedade.

Recentemente, alguns estudos têm mostrado um grande número de pessoas que experimentam ou irão experimentar algum tipo de transtorno de ansiedade de maneira contínua ou recorrente.  Algumas técnicas de terapias complementares como o Mindfulness têm provado sua eficiência significativa na redução dos sintomas de ansiedade. Portanto, o objetivo deste trabalho é também discutir o uso de Mindfulness como intervenção para o tratamento de transtornos de ansiedade em pessoas que irão realizar exames pré-vestibulares. Durante o desenvolvimento pode se concluir que o Mindfulness parece ser uma boa intervenção, com boa relação custo-benefício no tratamento dos transtornos de ansiedade. Porém, este é um campo de pesquisa relativamente novo, algumas teorias vêm ganhando novas investigações, tentando mesclar psicologia e fisiologia, afim de estabelecer o Mindfulness como ferramenta complementar no tratamento da ansiedade.

1- INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo verificar se a pressão durante o período dos exames de vestibular pode causar transtornos de ansiedade nos candidatos. Nos artigos utilizados para o desenvolvimento do trabalho, os autores apontam que o período que antecede os exames, pode ser considerado um fator estressor para os candidatos que se sujeitam a passar por um ambiente de ampla concorrência, afim da garantia de ingressar-se no ensino superior. A sensação de despreparo para a prova, parece ser grande influenciador no quadro de ansiedade, conforme abordado em estudo de D`Ávila e Soares, (2003).  

Segundo Oliveira e Duarte (2004), a tensão, incerteza e apreensão em relação ao futuro são componentes importantes da ansiedade, que podem interferir na aprendizagem e no desempenho em geral.

De acordo com D`Ávila e Soares (2003), a dificuldade de concentração, inquietação, dores de cabeça, dores musculares, tonturas são alguns dos sintomas típicos da ansiedade em estudantes que se preparam para o vestibular.  

A elevação no número de vestibulandos, a escassez de vagas, o receio da reprovação, e alguns elementos específicos que interferem na escolha profissional, também podem ser considerados fatores que causam ansiedade. Uma das tarefas a serem realizadas na adolescência, é decidir o caminho a seguir no âmbito profissional, essa escolha pode provocar a motivação do candidato afim de leva-lo ao sucesso e em contrapartida pode ser um elemento causador de ansiedade.

No período preparatório para o vestibular, o candidato enfrenta inseguranças, e incertezas quanto ao seu desenvolvimento, além de ser cobrado pela família e pela própria sociedade na obtenção de aprovação, o candidato também enfrenta a pressão da escolha profissional, que pode ser multifatorial: pode ser sugestionada através de referências econômicas, sociais, políticas, familiares, educacionais e psicológicas.

Desse modo, cabe ao psicólogo propor ajuda nesses tipos de casos, onde a ansiedade e o estresse exercem influência no desempenho do vestibulando, podendo propor técnicas para minimizar esses processos. Assim como proposto por Durlak et al. (2011), quando cita que alguns indivíduos que praticam o Mindfulness tiveram melhorias no equilíbrio emocional, e tiveram como efeitos positivos a redução dos sintomas de estresse e dos quadros de ansiedade.

  1. Problema

O processo de participação do exame vestibular, pode causar impactos psicológicos afim de gerar transtornos de ansiedade nos estudantes?

  1. Justificativa

Com base nos estudos conceituados pôde-se entender que a ansiedade tem causado muitos transtornos no meio escolar. Com isso, acabam por prejudicar o rendimento acadêmico e o processo de aprendizagem do aluno, prejudicando as etapas finais do ensino médio, etapas pelas quais a ansiedade transpõe a tênue fronteira da normalidade e pode prejudicar o desempenho nos exames pré-vestibulares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (186.1 Kb)   docx (38.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com