TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM CIRURGIAS DE VASECTOMIA

Por:   •  28/11/2017  •  Artigo  •  1.978 Palavras (8 Páginas)  •  1.158 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS[pic 1][pic 2]

Comunidade Evangélica Luterana “São Paulo”[pic 3]

Credenciado pelo Decreto Presidencial de 26/03/2001-DOU 27/03/2001

ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM CIRURGIAS DE VASECTOMIA

Manaus-AM

2016

NEEMIAS ANDRADE COSTA[pic 4]

NEY VALOIS NUNES DA SILVA

SIMONE REBELO FERREIRA

ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM CIRURGIAS DE VASECTOMIA

Revisão Integrativa apresentada para obtenção de nota parcial de grau 2, no CEULM/ULBRA curso de Psicologia na disciplina de Saúde do Adulto II. Tendo como orientador, Wagner Ferreira Monteiro.

Manaus-AM

2016

RESUMO: A presente revisão integrativa busca refletir a prática profissional do psicólogo no contexto das cirurgias de vasectomia, tendo como propósito analisar as diversas pesquisas dentro da atuação destes profissionais que trabalham na área. Entender, portanto, as especificidades na atuação deste profissional nas cirurgias, bem como suas dificuldades de atuação. Este trabalho é parte não só da atuação, mas também dos aspectos que dificultam a formação deste profissional. A pesquisa foi analisada em artigos que abordam a temática. Como resultado, a caracterização da atuação dos psicólogos revelou um enfoque multidisciplinar sem aspecto expressivo na vasectomia.

Palavras-chave Atuação em Psicologia, Psicologia hospitalar, Prática psicológica, Vasectomia, Cirurgia.

INTRODUÇÃO

“A Revisão Integrativa é um método que proporciona a síntese de conhecimento e a incorporação da aplicabilidade de resultados de estudos significativos na prática” (SOUZA, 2010). Esta prática visou a Atuação dos Psicólogos em Cirurgias de Vasectomia, onde foi realizada através de artigos publicados em periódicos, dissertações e teses utilizando primeiramente as bases de dados BVS, utilizando como palavras-chaves: Vasectomia, psicologia e vasectomia, psicólogos e cirurgia e saúde mental e cirurgia, sem restrição à língua portuguesa para que pudéssemos delimitar o tema da pesquisa e aumentar o leque de argumentos para fundamentação. Não houve limite de período específico, porém não foram encontrados muitos artigos sobre o tema. Dos artigos encontrados, estes foram publicados entre os anos de 2003 a 2014 com extensa participação da Psicologia na produção dos mesmos. Foram achados quatro artigos que atendiam aos critérios de inclusão do assunto pesquisado com o objetivo de avaliar a atuação dos psicólogos em contextos cirúrgicos de cirurgia de vasectomia.

Diante da escassez de publicações dedicadas especificamente a este tema foi discutida a temática geral relacionando com as cirurgias de vasectomia para uma compreensão mais ampla das possibilidades de atuação do psicólogo nestas cirurgias.

A amostra final desta revisão foi constituída por cinco artigos científicos encontrados na base de dados BVS. O quadro 1 representa as especificações de cada um dos artigos.

Dessa forma, pode-se perceber que os artigos científicos publicados sobre a atuação dos psicólogos em cirurgias de vasectomia não revelam de forma profunda sobre o tema, uma vez que se trata de uma pesquisa totalmente nova e que se encontra em fase de exploração.

Nesse contexto, aborda-se o conceito e as fases que constituem uma revisão integrativa, como instrumento da Pesquisa Baseada em Evidências.

Quadro 1: Artigos levantados na base de dados SCIELO e BVS sobre “A atuação dos psicólogos em cirurgias de vasectomia. ”

Procedência

Título do Artigo

Autores

Periódico (vol, nº, pág, ano)

Considerações/Temática

BVS

ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM CONTEXTOS CIRÚRGICOS:

Mapeamento Bibliográfico em Periódicos de Psicologia no Brasil

ANTONIASSI, Raquel Pinheiro Niehues

http://www.sapientia.

pucsp.br//tde_busca/

arquivo.php?codArquivo=

9278

Realiza um mapeamento bibliográfico do conhecimento produzido na literatura científica da Psicologia no que se refere à atuação do psicólogo em contextos cirúrgicos.

BVS

From the decision to the results:

narrative of adult men about vasectomy

CÍCERO, Anna Carmen Vicente F. P. Pereira et al

v. 6, n. 4, p. 1372-1383, oct. 2014

Descreve o papel da família na opção pela vasectomia, o período de aconselhamento profissional e os resultados diante do procedimento na perspectiva de homens adultos

BVS

Opção pela vasectomia e relações de gênero

The option for vasectomy and implications

for gender relations

MARCHI, Nádia Maria et al

v. 19, n. 4, p.

1017-1027, 2003.

Conhecer o processo de decisão de casais pela vasectomia, as relações de gênero envolvidas e identificar as fontes de informação sobre o método.

BVS

A avaliação psicológica no contexto hospitalar

PESSOA, Katia Adriana Padilha et al

n. 9, p. 370-377, 2015.

Analisar o contexto da avaliação psicológica em hospitais, verificando sua utilização e utilidade para melhor atender os diferentes sujeitos que necessitam de atendimento e as diferentes demandas desses.

BVS

A psicologia hospitalar e as equipes multidisciplinares

FOSSI, Luciana Barcellos; GUARESCHI, Neuza Maria de Fátima.

Revista da SBPH, v. 7, n. 1, p. 29-43, 2004.

Mostra alguns aspectos da inserção do psicólogo nas equipes de saúde, bem como suas práxis profissionais no contexto hospitalar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (188.4 Kb)   docx (322.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com