TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CARACTERISTICAS DA BAIXA VISÃO

Por:   •  18/3/2022  •  Resenha  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Vitória de almeida Vieira RA: D676741   Turma : Ps5b33

Fichamento- Fascículo 3

    Alunos com baixa visão

   CARACTERISTICAS DA BAIXA VISÃO

 A baixa visão é uma deficiência que pode ser causada por enfermidades, traumatismos ou disfunções do sistema visual geram a diminuição ou dificuldade para enxergar, de perto ou de longe. E exige o uso de estratégias e recursos de acessibilidade.

 De acordo com a Organização Mundial de Saúde-OMS ,cerca de 70% da população considerada cega possui algum resíduo de visão, quando a criança nasce com perca de visão ou nos primeiros anos de vida elas veem o mundo de uma forma particular, ela aprende a interagir com o meio a sua maneira usando os sentidos para explorar e conhecer que é algo que deve ser estimulado desde cedo, pois é mais difícil detectar a baixa visão nos primeiros anos de vida ,aonde a criança tem muito contato com cores fortes e imagens sem detalhes , a maioria destas crianças são identificadas na fase escolar aonde começam a ter contato com a escrita e leitura.

Os sintomas principais são olhos vermelhos, lacrimejamento durante ou após esforço, piscar continuamente, visão dupla e embaçada, movimentar constantemente os olhos (nistagmo), dificuldade para enxergar a lousa, ler e escrever textos, sensibilidade a luz, tropeçar com frequência, dores de cabeça, tonturas e náuseas. Quando identificado os sintomas é recomendado o encaminhamento para avaliação oftalmológica do aluno, quando constatada a baixa visão o professor do AEE vai avaliar as necessidades de intervenção junto a família e a escola, nesse processo leva-se em conta as características, reações emocionais, o tipo de perda e aceitação frente a deficiência.

ACESSIBILIDADE

Os auxílios ópticos são lentes ou recursos que possibilitam a ampliação e a visualização de objetos, para longe e de perto. Lupas de mão, óculos bifocais ou monocelulares são exemplos de auxílios ópticos.

Já os auxílios não-ópticos são as mudanças no ambiente, mobiliário e iluminação, são considerados auxílios não ópticos :iluminação natural, uso de lâmpada incandescente ou fluorescente no teto, contraste nas cores, visores, bonés, livros com texto ampliados entre outros.

Recursos tecnológicos permitem diferentes formatos de texto, leitor de tela, ampliação, gravação, conversão de texto para áudio e programas como “opções de acessibilidade” são ferramentas de grande auxílio para o aluno e para os professores AEE, facilitando assim o processo de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com