TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS OBSERVAÇÕES DE PRÁTICAS EM TOXICODEPENDÊNCIA

Por:   •  22/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 3

OBSERVAÇÕES DE PRÁTICAS EM TOXICODEPENDÊNCIA

Relato de Experiência

Anna Beatriz Martin Caciano

Leiliane Rubinho Ratero

Yasmin Lara Oliveira da Silva

Discente do curso de Psicologia UNILAGO

Pedro Junior Rodrigues COUTINHO

Docente do curso de Psicologia UNILAGO

Disciplina – Toxicodependência

O presente relato de experiência originou-se a partir da vivência realizada no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD), na cidade de Campina Grande, Paraíba. O CAPS AD atua dentre os planos de atenção aos dependentes químicos, apresentando-se como estratégia de atenção em saúde mental e atinge a área territorial de referência, tendo por desafio descentralizar a assistência, promovendo articulação social e intersetorial da comunidade.

Dispõe de atividades terapêuticas, psicoterapia individual e de grupo, oficinas terapêuticas, acompanhamento psiquiátrico, visitas domiciliares, atividades de orientação e inclusão das famílias e atividades comunitárias, além do atendimento de desintoxicação. O trabalho é realizado por equipe multiprofissional, constituída por psicólogos, médicos, farmacêuticos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, técnicos administrativos, dentre outros.

As intervenções observadas em encontros semanais, com duração de 3 horas, foram compostas por 15 usuários do sexo masculino, sendo possível notar que o grau de dependência química causa limitações sociais, psicológicas, econômicas, familiares e na vida cotidiana dos pacientes.

A expectativa do dependente químico frente a abstinência das substancias psicoativas é nítida, sendo papel da equipe introduzir atividades a partir de temas previamente definidos. Foram realizados exercícios terapêuticos sequenciados de cuidados em saúde, oficinas acerca de orientação postural, ansiedade, qualidade de vida e importância da atividade física, dessa forma proporcionando interesse dos pacientes gerando novos temas para discussão. Houve palestras abordando e instruindo os males a saúde causados por substancias psicoativas e como reverter a situação por meio de atividades terapêuticas. As oficinas realizadas pela equipe multidisciplinar eram sempre visando o acolhimento, a prevenção e o incentivo para reintegração social, provocando estímulos para vida, autonomia e cidadania, de forma interdisciplinar e criativa, individualizando a assistência ao paciente com intuito de promover o combate ao uso de substâncias psicoativas.

Também foi possível observar as atuais políticas para dependentes químicos na cidade, retirando-os das ruas e minimizando os problemas causados pelo uso excessivo das substâncias, dessa forma, mantendo-os por certo tempo em tratamento no CAPS AD sem consumir ou reduzindo uso de drogas, levando a reinserção social e familiar.

O uso de substâncias psicoativas tem se tornado problemas de saúde pública e sociais, causando déficits no equilíbrio corporal, perda da cognição e da capacidade respiratória dos indivíduos, provocando alterações no Sistema Nervoso Central como perturbações da consciência e sensações prazerosas, fazendo com que aumente o uso da droga. Nesse contexto se encontram a violência e questões ligadas ao tráfico de substâncias ilícitas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com