TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS

Por:   •  15/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 4


4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.1 ATIVIDADES PRÁTICAS EXPERIMENTAIS

4.1.1 Nível Operante

No dia 18 de Maio de 2018 a atividade de Nível Operante foi iniciada, na cabine nº 03 e com o SE da gaiola de número 10, à partir das 19 horas e 15 minutos, até às 20 horas e 45 minutos. Destaca-se que o SE estava 24 horas em privação de água.

Durante a observação, o SE inicia a atividade no 1º minuto farejando e levantando-se. A partir do 2º minuto, continua a farejar o ambiente, levanta-se por duas vezes e em seguida limpar-se por dez vezes e toca a barra pela primeira vez. No 3º minuto o SE apenas fareja e limpar-se, porém tanto no 4º como também no 5º minuto o SE fareja o ambiente e levanta-se; no 6º minuto continua a farejar e levantar-se, porém tocou a barra 1 vez, apresentando uma resposta de pressão á barra; no 7º minuto o SE toca a barra uma vez, fareja e levanta-se, já no 8º minuto além de tocar a barra uma vez, farejar e levantar-se, o mesmo também retoma o comportamento de limpar-se. No 9º minuto continua a apresentar o comportamento de farejar e limpar-se e no 10º minuto, volta a tocar a barra uma vez, farejando, levantando-se e limpando-se; contudo, no 11ºminuto o SE toca a barra 5 vezes, voltando a ocorrer a resposta de pressão a barra, assim como continua a farejar e levantar-se; no 12º minuto o mesmo volta a tocar a barra 4 vezes, apresentando a resposta de pressão a barra e continua a fareja e levantar-se. Entre o 13º e 16º minuto o SE continua a farejar o ambiente e levantar-se; no 17º minuto além de farejar e levantar-se, o SE ingeriu o papel utilizado para a limpeza da caixa de Skinner e continua a farejar e levantar-se na cabine. No 18º minuto, o SE começa a lamber o bebedouro, farejando e levantando-se; no 19º minuto continua a farejar e levantar-se e 20º minuto fareja e limpar por 2 vezes; tanto no 21º , 22º e 23ºminutos o SE volta a lamber o bebedouro e apenas farejar. A partir do 24º minuto até o 30º minuto, o mesmo fareja e limpar-se, encerrando assim a atividade no Nível Operante em 30 minutos.

A observação ultrapassou o tempo pré-estipulado, a fim de se obter mais informações sobre o SE, considerando que o mesmo pressionou a barra 14 vezes. Nessa atividade, o comportamento mais apresentado pelo SE foi o de farejar e limpar-se, e os comportamentos que menos ocorreram foram os de levantar-se, tocar a barra e resposta de pressão a barra.

4.1.2 Treino ao Bebedouro

A primeira sessão foi realizada no dia 27 de maio de 2018, com início às 19 horas e 40 minutos e término às 19 horas e 53 minutos. Na primeira tentativa, com 55 segundos de experimento, o SE respondeu ao ruído bebendo a água apenas uma vez. Na segunda tentativa, o SE permaneceu parado próximo ao bebedouro, por um período de 10 minutos, finalizando, assim, a primeira sessão do Treino ao Bebedouro.

A segunda sessão da atividade de Treino ao Bebedouro foi realizada no dia 04 de maio de 2018, com início às 20 horas e 58 minutos e término as 21 horas e 38 minutos. Na primeira tentativa, não houve resposta do SE, porém na segunda tentativa com duração de 1 minuto e 06 segundos o SE respondeu ao treino do bebedouro; já na terceira tentativa o SE respondeu ao treino do bebedouro por 30 segundos; na quarta tentativa o mesmo permaneceu respondendo ao estimulo por 1 minuto e 4 segundos, contudo na quinta tentativa permaneceu apenas 2 segundos. Na sexta tentativa, o SE permaneceu respondendo por 4 segundos e na sétima tentativa por 1 minuto. Foi percebido que na oitava tentativa a resposta durou 4 segundos, já a nona, décima e décima primeira tentativas o SE bebeu água por 1 minuto; na décima segunda a resposta ao  treino do bebedouro durou 20 segundos, na décima terceira foi apenas 40 segundos e a décima quarta tentativa a resposta do treino ao bebedouro durou 12 segundos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (96.1 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com