TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ÁREAS CLÁSSICAS DE ATUAÇÃO DO PSICOLOGO

Por:   •  14/5/2020  •  Resenha  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

BACHARELADO EM PSICOLOGIA

ÁREAS CLÁSSICAS DE ATUAÇÃO DO PSICOLOGO

Psicologia hospitalar

Aracaju-SE

2020

Introdução

Este trabalho tem como objetivo mostrar as funções do psicólogo hospitalar, através do estudo de artigos, conhecer sua área de atuação a importância e a particularidade do seu trabalho nos hospitais, com os pacientes e a equipe multidisciplinar.

2. PSICOLOGIA HOSPITALAR

Em 1948, a Organização Mundial da Saúde (OMS) define a saúde como: “o completo estado de bem-estar físico, mental e social” (WHO, 2008).

Então, há uma ampliação do campo de trabalho no setor da saúde. A aceitação cada vez maior do modelo biopsicossocial fortalece o trabalho em equipe multidisciplinar, e concomitantemente a noção de saúde deixa de ser ausência de doença e passa a ser bem-estar físico, mental e social (Toneto & Gomes, 2007).

O psicólogo hospitalar tem atuado em diversos setores dos hospitais e unidades de saúde, mas comuns em: Unidade de Terapia Intensiva (UTI), adulto, pediátricas ou neonatal, enfermarias em geral, centro médico cirúrgico (Pré-operatório/Pós-operatório) e maternidades. Com os objetivos de junto com equipe de psicologia fazer avaliação psicológica de pacientes e familiares; acolhimento; dá suporte aos pacientes, familiares e também a equipe de saúde.

Para Sebastiani e Maia (2015), o psicólogo atua como minimizador da angústia e da ansiedade do paciente, “favorecendo a expressão dos sentimentos e auxiliando na compreensão da situação vivenciada”, proporcionando verbalização das fantasias, bem como reforçando a confiança entre paciente e equipe de saúde.

O psicólogo busca potencializar o que é há de saudável no paciente, diferente de outras especialidades que focam na doença. O psicólogo hospitalar precisa olhar o paciente na sua singularidade e focar na escuta, tentando minimizar o sofrimento pela debilidade da saúde, o isolamento e a distância dos familiares, buscando dá condições para que o paciente passe por esse período de internação

mais saudável possível, e também para ampliar o olhar dos outros profissionais da equipe multidisciplinar, em relação ao paciente em sua singularidade.

3. Pesquisa de campo

Em entrevista com a psicóloga Taísa Belém, que trabalha UBS Dona sinhazinha, em Aracaju, coletada através do youtube, ela nos fala um pouco sobre sua rotina e funções na UBS.

Qual a sua atuação como psicóloga da saúde? É fazer o acompanhamento de gestantes, puérperas as fases da gestação, parto e os primeiros meses, mãe e bebe, nesse contexto atualmente, pensando no psicólogo que trabalha na área da saúde ela relata ter visto uma grande mudança, “no sentido do fazer desse profissional” a amplitude e a complexidade desse fazer vem sendo colocada cada vez mais em discursão porque muitas experiências anteriores o psicólogo teve um grande desafio que foi ao sair no consultório. Hoje, essa questão foi sendo discutida e ampliada. Quais os obstáculos da sua atuação nas UBS? Psicólogo ao entrar no espaço de saúde entender que o fazer dele tem de ir além desse espaço clinico, com um olhar ampliado, olha o indivíduo como um todo, como um ser integral sem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com