TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE ARTIGOS CIENTIFICOS

Por:   •  23/9/2021  •  Artigo  •  1.445 Palavras (6 Páginas)  •  2.389 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADE 1 – ANTROPOLOGIA

A miscigenação brasileira vem basicamente de três raças: índios, negros e brancos. No contato entre os três, por razões diversas, os brancos (portugueses) ocupavam posição de destaque. A partir dessa configuração, e com a chegada de europeus de outros países, além de japoneses, a identidade brasileira foi sendo construída.  

Alimentação, religião, dança, música, hábitos comportamentais e valores que temos ainda hoje têm origem nessa época.  

Nossa história e nossa cultura são ricas. Desde sua descoberta, até os dias de hoje!

Identifique os principais elementos de nossa cultura e de que etnia eles são originários.  

Identifique também os conflitos e convergências entre eles e sua presença no nosso cotidiano.

 ATIVIDADE 2 – PROVA

ATIVIDADE 3

Leia o texto e, depois, responda a questão abaixo.

O etnocentrismo é o ato de pôr uma cultura, nacionalidade, raça, religião no centro de tudo, ou seja, como se fosse a única, e como se fosse a melhor de todas em relação às outras. O etnocentrismo é praticado tanto individualmente como coletivamente. Acontece que o etnocentrismo não é nada saudável, pois engendra consequências como o racismo e a discriminação, e às vezes chega ao extremo, levando pessoas etnocêntricas a matarem outras por serem diferentes. [...] pode levar a atrocidades e massacres, assim como as atitudes de Hitler que perseguiu, discriminou e dizimou milhões de judeus apenas por achar sua raça melhor. Outro exemplo de etnocentrismo, é da religião católica na Idade Média, que se colocava como centro de tudo e quem não os seguissem eram capturados e mortos. Ninguém sai ganhando por ser etnocêntrico, seja uma pessoa ou até mesmo um povo. Por descriminarem outras culturas, acabam se isolando no seu ‘’mundo’’ e perdendo a oportunidade de conhecer algo diferente e aprender algo novo.

HERCULANO, Gabriel. Etnocentrismo e suas consequências. SCRIBD, 2019. Disponível em: < https://pt.scribd.com/doc/127699335/Etnocentrismo-e-suas-consequencias>. Acesso em: 24 de jun. de 2019 (adaptado).

● Identifique situações de etnocentrismo e/ou relativismo cultural nas relações cotidianas. Associe essas questões do dia a dia às questões históricas mencionadas no texto.

ATIVIDADE 4 PROVA

EXTRA CURRICULARES

1

Análise da Identidade Cultural Regional

Estudamos nesta unidade tanto a Identidade Cultural Brasileira como nossa Identidade Social.

Identidade Cultural Brasileira é resultado da miscigenação de diversos grupos étnicos, inicialmente portugueses, africanos e índios compunham o Brasil. Mas, além desses três principais, a população brasileira é formada por imigrantes diversos.
Existem pontos dão unidade a um povo: o idioma, é um deles, fator importante tanto de aproximação como de identificação cultural. O idioma tem forte influência em uma identidade cultural, pois através da linguagem nomeamos tudo o que está a nossa volta e ainda desenvolvemos a comunicação social.
Num país de dimensões continentais como o Brasil, além de existirem aspectos culturais que unem todos os brasileiros, como a paixão pelo futebol ou pelo carnaval, existem culturas regionais com aspectos singulares relativos aos costumes, crenças ou manifestações culturais e artísticas.
Já nossa 
Identidade Social significa o sentimento de pertencer a um grupo social que é construído através das interações sociais que temos durante a vida dentro de diferentes grupos sociais que existem em nossa cultura, como a família, o trabalho, a religião, dentre outros.

Assim, alguém do Rio Grande do Sul, tem como hábitos reuniões com familiares e amigos em rodas de chimarrão e churrascos. Muitos usam bombachas e frequentam Centros de Tradições Gaúchas. Já quem é do Espírito Santo costuma reunir-se com seus amigos na praia e, depois disso, comem uma moqueca capixaba feita em panela de barro queimada.
Em ambos os casos fala-se português e têm-se o hábito de torcer para a seleção brasileira em jogos da copa do mundo.

A imagem abaixo traz elementos importantes na formação da identidade cultural de um grupo.

[pic 1]

Fonte: pt.slideshare.net

Vamos praticar

Considere os elementos da imagem acima e faça uma análise antropológica. Para isso considere o que você estudou neste capítulo, as particularidades da região do Brasil em que você vive, os grupos aos quais pertence e seus hábitos.

Não se esqueça de compartilhar sua atividade no fórum da seção “compartilhe”.

ATIVIDADE 2

Análise do papel negro na formação da cultura brasileira e personagens de destaque na história

Os negros compõem um grupo étnico de maior importância na formação da sociedade. Deles, temos muitas marcas culturais e genéticas: hábitos, costumes, religiosidade, expressões materiais e culturais.

Mesmo com toda a contribuição prestada e resistindo a um processo de aculturação violento, que incluiu trabalho escravo e abandono após abolição, os negros ainda hoje sofrem preconceito e são marginalizados na sociedade brasileira.

Apesar das práticas de racismo ainda vigentes, a população negra contribuiu  bastante  para  a  conformação  da  cultura  brasileira. Podemos mencionar a capoeira, o samba e a feijoada como alguns exemplos dessa contribuição.

Vamos praticar

Considere as informações apresentadas acima e pesquise sobre a história e outras contribuições dos negros na formação da sociedade brasileira.

Identifique em sua pesquisa negros que se destacaram em sua luta, mencionando seus nomes e destacando eventos que demonstram sua importância.

Não se esqueça de compartilhar sua atividade no fórum da seção “compartilhe”.

OBS: infográfico disponível em https://contec.org.br/brancos-sao-maioria-em-empregos-de-elite-e-negros-ocupam-vagas-sem-qualificacao/

ATIVIDADE 3

Pesquisa sobre hábitos culturais na Ásia

Encontramos e convivemos com muitos hábitos asiáticos em nosso dia a dia, visto que a contribuição desses povos para formação de nossa cultura é considerável.

Podemos destacar os itens relacionados à alimentação com seus peixes assados ou crus, arroz e legumes com temperos característicos, tanto chineses como japoneses. Chás e saquês complementam a influência gastronômica que recebemos dos asiáticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (186.2 Kb)   docx (365.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com