TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE II: Pesquisa/Artigo Científico

Por:   •  9/8/2016  •  Abstract  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZÔNIA

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

MARIA ALDENIRA DE MORAES CAMPOS

ATIVIDADE II: Pesquisa/Artigo Científico

BELÉM

2016

MARIA ALDENIRA DE MORAES CAMPOS

ATIVIDADE II: Pesquisa/Artigo Científico

Atividade apresentada à disciplina Metodologia científica como pré-requisito avaliativo, orientado pela Profª. Etiane de Souza Silva.

BELÉM

2016

MARIA ALDENIRA DE MORAES CAMPOS

ATIVIDADE II: Pesquisa/Artigo Científico

Atividade orientada pela Prof.ª.  Etiane de Souza Silva.

Nota:________

Data:___/___/___

BELÉM

2016

  1. Leia os artigos científicos nos anexos I e II.
  1. Identifique de que tipo de pesquisa se trata os artigos científicos nos anexos I e II.

O Artigo Científico do Anexo I trata-se de uma pesquisa de cunho exploratório, quanto ao Anexo II, uma pesquisa de cunho descritivo.

  1. Justifique sua resposta, explicando porque se trata deste tipo de pesquisa e não de outro.

No anexo I, trata-se de uma pesquisa exploratória, porque tem a finalidade da pesquisa bibliográfica e bibliométrica, que segundo Pádua (2004), como se refere o autor do artigo, “a finalidade da pesquisa bibliográfica é colocar o pesquisador em contato com o que já foi produzido a respeito do tema da pesquisa”. Já a pesquisa bibliométrica é utilizada para quantificar os processos de comunicação escrita e o emprego de indicadores bibliométricos para medir a produção científica (OLIVEIRA, 2001);

No anexo II, trata-se de uma pesquisa descritiva, pois este tipo de pesquisa pode ser entendida como um estudo de caso onde, após a coleta de dados, é realizada uma análise das relações entre as variáveis para uma posterior determinação dos efeitos resultantes em uma empresa, sistema de produção ou produto (PEROVANO, 2014).

Entende-se que ambos os artigos se diferenciam pelo seu objetivo e procedimento metodológico, o anexo I pesquisa bibliograficamente seu estudo, sendo que o anexo II registra os fatos observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, sem interferência do pesquisador, com o Uso de técnicas padronizadas de coleta de dados (questionário e observação sistemática).

  1. Qual o objetivo geral dos artigos científicos (Anexo I e II)?

O objetivo geral dos artigos científicos é Analisar as publicações voltadas à abordagem de finanças no Brasil e verificar a percepção dos discentes do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau em relação aos fatores que influenciam o processo ensino-aprendizagem.

  1. Elabore um NOVO Abstract (ABNT NBR 6028:2003; Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados e Conclusões) para os artigos científicos, respeitando o limite mínimo de 250 e no máximo de 500 palavras.

Abstract Anexo I:

Pretende-se neste artigo endereço aspectos teóricos que norteiam a produção científica brasileira com uma análise das publicações voltadas ás finanças no Brasil. Com todos os artigos publicados analisados, sites relacionados ao tema e publicações do Journal of Finance, com a pesquisa como exploratória e bibliográfica. Com o resultado, obtivemos um reconhecimento de que a produção científica deve ser, mas instigados por professores e profissionais da área contábil brasileira.

Palavras - chave: produção científica, finanças.

Abstract Anexo I:

It is intended in this article address theoretical aspects that guide the Brazilian Scientific Production with an analysis of publications geared ace finance in Brazil. With all analyzed published articles, sites related to the topic and publications of the Journal of Finance, featuring research as exploratory and bibliographical. With the result we obtained a recognition that scientific output should be, but instigated by teachers and professionals of the Brazilian accounting area.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (118.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com