TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PROCESSOS BASSICOS DA PSICOLOGIA II

Artigos Científicos: ATPS PROCESSOS BASSICOS DA PSICOLOGIA II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo do Artigo e Filme:

O artigo “Em busca das origens desenvolvimentais dos transtornos mentais” nos leva a pensar nas possíveis causas de distúrbios psicopatológicos em pessoas. De uma forma clara o artigo nos apresenta a idéia de que distúrbios como depressão ou esquizofrenia devem ser estudados a fundo em cada individuo, pois o que pode parecer a causa de tal patologia, pode ser apenas a ponta do iceberg .

Como exemplo o artigo nos deu o exemplo de alguém que demonstra um caso inicial de depressão, por sua vez seu rendimento profissional cai, ocasionando dessa forma seu desligamento da empresa. O quadro de depressão do individuo se agrava, e ao procurar um tratamento, o profissional erroneamente pode identificar a causa de sua patologia de única exclusivamente ao seu desligamento da empresa, porem neste caso a demissão esta correlacionada ao episodio depressivo, mas não é a causa.

O artigo também nos mostra que a causa de muitas patologias podem surgir diante de diversos fatores, entre eles estão acontecimentos como abusos e agressão na infância, pobreza e miséria extrema e fatores genéticos e ambientais, que por sua vez desencadeia em determinado momento da vida deste individuo distúrbios patológicos, ou ate mesmo as tornam violentas e criminosas.

Porem esses acontecimentos diferem de caso para caso, pois a pessoas que passaram por situações extremamente conflituosas em suas vidas, e devido a uma certa estabilidade emocional criadas por elas, conseguem usar esse momento dificultoso ou adverso para seu crescimento pessoal ou profissional.

No filme Uma Mente Brilhante John Nash, e apresentado com esquizofrenia, essa patologia o torna alguém instável quanto a vivencia com outros, isso ocorre devido as incessantes alucinações que ele vive,porem o filme nos mostra que John Nash aprendeu a conviver com seus dilemas, de uma forma simples porem eficaz ele tentava distinguir o que é real do imaginário, John simplesmente perguntava para alguém já conhecido se a pessoa que estava ao lado dele era real ou só ele apenas a via.

Os distúrbios patológicos são causa de grande estudo para a psicologia, pois eles nos mostram os meios que a mente usa para enfrentar as pressões e os dilemas que a vida nos impõe.

Cena do Filme para estudo de Causa:

O filme uma Mente Brilhante mostra o comportamento claro de um individuo portador de esquizofrenia. John Nash é um matemático nato, porem socialmente mostra-se fechado e com dificuldades de interação. No decorrer de sua vida o matemático se vê em situações de perseguições e com amigos imaginários, caracterizando assim um quadro de esquizofrênico.

Uma passagem que o identifica com transtornos psicológicos é no qual ele se vê já diagnosticado, porem deliberadamente resolve romper o uso dos medicamentos, tal ato acarreta na volta de suas alucinações. Nesse trecho do filme John Nash esta em casa com a família e de repente no meio da noite se depara com soldados russos andando pela sua casa, ele os segue pela mata e cria em sua cabeça toda a fantasia de estar trabalhando para o governo, sua mulher sem saber desses acontecimentos, confia seu filho recém nascido na mão do marido que por sua vez o põe na banheira com água quente, quase causando seu afogamento.

Questões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com