TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUAÇÃO DO PSICOLÓGO NA TERAPIA COGNITIVA-COMPORTAMENTAL FRENTE AO TRANSTORNO DE ANSIEDADE/FOBIA SOCIAL

Por:   •  28/6/2019  •  Artigo  •  1.890 Palavras (8 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 8

ATUAÇÃO DO PSICOLÓGO NA TERAPIA COGNITIVA-COMPORTAMENTAL FRENTE AO TRANSTORNO DE ANSIEDADE/FOBIA SOCIAL

Maria Anayle Gomes de Oliveira¹

Thaynara Priscyla Rosendo Damaceno 2

Lielton Maia Silva3

Sandra Mary Duarte4       

RESUMO

Estudos mostram que as pessoas com transtorno de ansiedade/fobia social começam a evitar determinadas situações, isolando-se da sociedade e apresentando sintomas, prejudicando mais ainda seu comportamento. Entretanto, esse transtorno é confundido por uma timidez normal e um medo especifico. O presente artigo contribui com informações sobre a ansiedade enquanto transtorno tendo a terapia cognitiva-comportamental como forma eficaz de tratamento. Através de uma revisão bibliográfica baseada na literatura especializada através de consulta a artigos científicos selecionados através de busca no banco de dados do Scielo e Google acadêmico, teses, livros e dissertações. Palavra-chave: ansiedade, fobia, terapia cognitiva-comportamental. Nota-se que esse transtorno dificulta nas interações sociais e se torna comprometido, visto que seu tempo é dedicado ao isolamento social. Desta forma, é importante estabelecer uma fonte de pesquisa e começar a sensibilizar os pais e/ou responsáveis para consultar um psicólogo e tratar aos poucos trabalhando o sujeito para que venha enfrentar o seu medo. Contribuindo de maneira positiva na vida social das pessoas e minimizar e enfrentar esse transtorno com ajudar da TCC.

Palavras-Chave: Ansiedade. Fobia Social. Terapia cognitiva-comportamental.

________________________

¹Graduanda do III Período do Curso de Psicologia da Faculdade Vale do Salgado. E-mail: nanayna5@hotmail.com 

2Graduanda do III Período do Curso de Psicologia da Faculdade Vale do Salgado. E-mail: taty_priscylla@hotmail.com 

3Psicólogo. Docente do Curso de Psicologia da Faculdade Vale do Salgado – FVS. E-mail: lieltonmaia@fvs.edu.br 

4Psicóloga. Docente do Curso de Psicologia da Faculdade Vale do Salgado – FVS. E-mail: sandramary@fvs.edu.br 

INTRODUÇÃO

O presente artigo traz a pesquisa acerca do medo exagerado por uma ansiedade intensa que dificulta nas interações sociais e o papel do psicólogo na terapia cognitivo-comportamental frente este transtorno.

 A fobia social é conhecida também como transtorno da ansiedade social, transformando essa ansiedade e esse medo elevado, tornando irracional e incontrolável, provocando um problema maior, ou seja, pode ser caracterizada como uma fobia generalizada.

A fobia apresenta diversas formas, tais como: a específica que é o pânico de algum inseto e/ou objetos e entre outros, que é presente no nosso dia a dia e a fobia social que são aquelas que as pessoas têm dificuldade de se apresentar em público, interagir socialmente com outras pessoas, entre outros sintomas.

A fobia social não é bom em nenhum aspecto, muitas vezes as pessoas que tem o transtorno de ansiedade acabam isolando-se da sociedade por medo de julgamento como por exemplo, não apresentar trabalhos da escola, ter dificuldade de escrever na frente das pessoas, comer, de ir para ambientes com várias pessoas desconhecida e conversar com elas.

Neste artigo fazemos alusão a Fobia Social/Ansiedade Social e a importância do tratamento. A abordagem terapêutica para o tratamento da fobia social é a farmacoterapia, utilizaremos a terapia cognitivo-comportamental individual (TCCI) e em grupo (TCCG). Abordaremos suas causas, sintomas e o tratamento, provando que a terapia cognitiva-comportamental é eficaz no tratamento da Fobia Social, onde aos poucos trabalha-se o sujeito para que venha enfrentar seu medo.

Sendo assim, a análise por meio da revisão bibliográfica em relação à atuação do psicólogo na terapia cognitiva-comportamental frente ao sujeito com transtorno de ansiedade/fobia social torna-se o principal objetivo deste trabalho.

Almeja-se com esse trabalho informar a população sobre o transtorno ansioso social, caracterizado pelo isolamento social, dificuldade nas interações sociais e acredita que todos em sua volta estão julgando inadequadamente ou uma com uma ideia depreciativa a respeito do sujeito e isso é tão forte dentro da pessoa que acaba evitando determinadas situações. Cada vez mais comum na atual sociedade onde medo é exagerado e uma timidez excessiva, escondendo os sintomas levando ao agravamento dessa doença. Informar a sociedade acadêmica e científica quanto aos sintomas.

 METODOLOGIA

Trata-se de um estudo descritivo do tipo qualitativo realizado na Biblioteca da Faculdade do Salgado em Icó-CE. Os dados coletados através de um levantamento bibliográfico de pesquisa publicada sobre o dimensionamento aos transtornos de fobia social/ansiedade social e a terapia cognitiva-comportamental. A pesquisa foi realizada através de alguns bancos de dados, tais como: portais eletrônicos, livros, teses, dissertações e artigos: Scielo e o Google acadêmico, tendo como palavras-chave: ansiedade, fobia social, terapia cognitiva-comportamental. Os trabalhos selecionados e incluídos na revisão de literatura compreenderam o período da década de 2005 a 2015. A pesquisa foi realizada período de 05 de Novembro de 2015 a 09 de Dezembro de 2015.

A análise dos estudos se realizou por meio da leitura crítica e seletiva dos trabalhos pesquisados, levando em consideração os critérios de inclusão, como a predominância da temática e a relevância dos dados apresentados e como critério de exclusão trabalhos que discorriam sobre a temática.

ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

Ansiedade/ Fobia Social

         A palavra fobia significa medo e terror ao extremo. Sendo assim, fobia social é quando é gerada por uma ansiedade intensa por meio de julgamentos e avaliações de outras pessoas.  SILVEIRA E VALENÇA (2005). A diferença da ansiedade normal para transtorno de ansiedade social. é que na ansiedade normal, o sujeito apresenta um medo ou uma preocupação que todos nós já vivenciamos e o seu comportamento é cauteloso diante de um acontecimento durante a sua rotina. Já no transtorno de ansiedade social, o sujeito apresenta o medo e a ansiedade de forma intensa diante da situação social, que pode surgir a paralisar, provocando prejuízo ao seu desempenho e a sua saúde, e esses sujeitos enfrentam esses casos de forma insegura diante de um acontecimento da sua rotina. OSÓRIO et al (2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (165.2 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com