TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AC - Análise de Filme Frank - Terapia Cognitiva Comportamental.

Por:   •  2/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade Complementar

Análise de filme – Frank (2014)

Direção: Lenny Abrahamson

 

 

 

 

 

 

 

 BAURU

2019

 

 

 

Atividade Complementar

Análise de filme – Frank (2014)

Direção: Lenny Abrahamson 

 

Análise de filme realizada para obtenção de horas complementares sob a disciplina de Psicoterapia Cognitiva-comportamental

 BAURU

 2019

Introdução

Albert Bandura, criticou o modelo de condicionamento operante de Skinner, para ele, um dos problemas da aprendizagem a partir da consequência é que o organismo deve sempre responder, antes de aprender. Bandura, evidenciou a partir da modelagem que a aprendizagem entre seres humanos, que se dá pela observação.

A observação e o aprendizado a partir da modelação inclui processos cognitivos envolvendo atenção, julgamento sobre o modelo e as consequências do comportamento, concluindo que a mediação cognitiva influencia o comportamento. As respostas também são conceituadas e julgadas através das consequências que são obtidas, partindo disto o indivíduo passa a distinguir como respostas adequadas e inadequadas.

Á enumeras abordagens cognitivo-comportamentais, no entanto, a ideia inicial esta ligado a um processo interno e oculto de cognição, sendo o comportamento um mediado pelos processos cognitivos. Não é o evento em si, que nos gera bem ou mal-estar, e sim como processamos essa vivencia.

Uma das diferenças existentes entre os modelos teóricos, está nas cognições e nas emoções. Para Beck e Ellis, as cognições são intercessoras do comportamento e ao mesmo tempo influenciadora das emoções. Já outros autores evidenciam as emoções como dominadora na influência de comportamento.

Para Beck (2013), os pensamentos influenciam as emoções e os comportamentos, trazendo que eles ocorrem em três níveis; - Automáticos, aqueles que não depende de um raciocínio e surgem de forma espontânea. - Suposições e regras, os menos acessíveis a consciência e não associado a evento específico. - Crenças centrais, se constrói no início do desenvolvimento e é fortalecido durante a vida. Ainda em sua teoria, Beck (2013), traz os “Esquemas”, sendo os adaptativos que possibilitam avaliações flexíveis e realistas e os esquemas desadaptativos que são rígidos e destorcem a realidade.

A psicologia cognitiva, reconhece a estrutura “biopsicossocial” para entender o ser humano, porem traz que seu foco é nos processos cognitivos.

Objetivo

Realizar uma análise do filma Frank (2014), sendo á luz do modelo teórico cognitivo, baseando-se nos personagens a fim de desenvolver análise com foco no personagem Jon Burroughs, diante de seus pensamentos automáticos, crenças e emoções.

Resultados:

Ah uma banda, chamada Soronprfbs onde os integrantes são Frank, Clara, Don, Nana e Baraque; essa banda é liderada por Frank, o vocalista, qual usa uma cabeça de papel a todo tempo, com o intuito de esconder seu rosto e por Clara, uma mulher muito hostil e violenta que toca teremim na banda.

Digo que essa banda é liderada pelos dois, pois são os dois personagens que mais se destacam durante o filme, no entanto também havia Don que era o manager da banda. Também haviam Nana, que era a baterista e Baraque, o baixista.

A banda recentemente estava sem o tecladista, pois ele havia tentado se suicidar.

Jon é um personagem, trazido no filme como um aspirante a musico e funcionário de um escritório. Jon em seu tempo livre compõe músicas e compartilha parte do seu dia nas redes sociais. Assim ao saber da tentativa de suicídio do tecladista, ela conversa com a banda sobre tocar teclado, o que o faz ser o novo tecladista da banda.

Crença Central

Qual é a crença mais central sobre si mesmo?

Jon procura sempre atingir a fama e a aprovação dos outros de qualquer forma, assim nos revelando uma a crença central, de que ele não é suficientemente bom, o que acaba fazendo com que ele faça de tudo para mostrar o contrário.

Suposições Condicionais/Crenças/Regras

Que suposição positiva ajudou a lidar com a crença central? Qual é a contraparte negativa para essa suposição?

Ir tocar na banda, pois acaba vendo a possibilidade da fama e sucesso neles. No entanto, como sempre tentava suprir sua crença central, de não se sentir bom, ele acaba trazendo em seu cotidiano o quanto queria ser conhecido mundialmente, e nos é apresentado isso no filme quando Jon ficava atualizando suas redes sociais, com o intuito do reconhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (117.3 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com