TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO E ACOLHIMENTO EM SAÚDE MENTAL

Por:   •  27/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR

CURSO BACHARELADO DE PSICOLOGIA

AVALIAÇÃO E ACOLHIMENTO EM SAÚDE MENTAL


RENILDE MAIARA SANTANA SANTOS

Resenha realizada como avaliação parcial da primeira unidade da disciplina de Avaliação e acolhimento em Saúde Mental, ministrada no curso de psicologia da universidade católica de Salvador

    Salvador - Bahia                                                  

  2022

Resenha Crítica:

INTRODUÇÃO

        O longa-metragem “Sem Tarja” é uma das obras representativas da diretora Rafaela Uchoa, por meio da qual a diretora traz importantes reflexões e questionamentos sobre a saúde mental, e analisa criticamente o processo de medicalização da vida e do sofrimento psíquico. O longa relata as experiências de diversos usuários que usaram medicamentos que continham tarja preta, além de relatos de profissionais da área, que em alguns momentos destacaram os danos que a rotina medicamentosa pode causar.

O documentário começa comparando as falas das pessoas sobre a medicação que tomam durante o dia e seus efeitos colaterais, e isso acontece ao mesmo tempo em que as cenas mostram imagens de cartelas e mais cartelas  , o que na verdade é meio assustador porque cria uma sensação de que todo o comportamento que foge um pouco daquele que é considerado “comum” precisam a todo custo ser exposto a medicamentos é mais medicamentos, então o corpo que se desvia é um corpo que é dominado pelas psicofármacos  .

 Apesar que esse processo de medicalização da vida é algo que é ainda vivenciado nos dias de hoje é um assunto que remota desde os meados do século XIX ,  sobretudo quando o campo da psiquiatria começou a produzir alguma forma de racionalização da vida cotidiana, que passou a ser controlada e dominada por modelos biomédicos, ou seja, começaram a olhar os padrões do corpo do ponto de vista biológico, e foi a partir disso que alguns intelectuais começaram a se preocupar com algumas questões em torno dos consumos exagerados de remédios para a manutenção de certas doenças ou até mesmo a substituição de certas formas mais saudáveis como por exemplos as terapias e os  métodos terapêuticos como por exemplo viagens, passeios, repouso, teatro, passa a ser substituído por remédios químicos.

O filósofo  Michel Foucault ele vai representar bem essa questão em alguns dos seus escritos, ele traz justamente essa questão do médico como sendo aquele  que pode dizer a verdade sobre a doença e assim fazer com que o sujeito retome a normalidade. Outro nome que podemos citar aqui é o do Birman também cita como a medicalização é privilegiada pela mediação da psiquiatria.

.

Análise crítica

        Analisando a obra de um ponto de vista crítico, é possível dizer que a construção dos conteúdos contidos no longa é coerente pois o mesmo levanta questões relevantes que são assuntos de grandes discussões no mundo contemporâneo.

        De início, é possível fazer um link do que é retratado no longa com os assuntos que foram levantados nas aulas de Avaliação e Acolhimento em Saúde Mental. Foram pontuados nessas aulas a questão de inúmeros diagnósticos precoces que são  feitos principalmente em crianças e adolescentes,  que muita das vezes acabam sendo rotulados como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Assim, cria-se uma patologização que acompanha a medicalização, ou seja, esses sujeitos ficam sujeitos à indústria farmacêutica. Com isso, crianças ou adolescentes que às vezes relatam que "não gostam de aula" ou que "não conseguem prestar atenção" a esses assuntos passam a usar a droga Ritalina. Há uma parte do longa que menciona que o Brasil é o segundo país que mais usa medicamentos de Ritalina, a partir disso é preciso analisar criticamente se todo o comportamento por algum motivo se desviam do que se chama de "normal" deve ser hipermedicado?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (85.3 Kb)   docx (298.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com