TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSIQUIATRIA - HUMANIZAÇÃO DO ACOLHIMENTO DO DOENTE MENTAL PELO ENFERMEIRO NO SERVIÇO DE PSIQUIATRIA

Por:   •  31/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.397 Palavras (6 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 6

HUMANIZAÇÃO DO ACOLHIMENTO DO DOENTE MENTAL PELO ENFERMEIRO NO SERVIÇO DE PSIQUIATRIA

ELINA HIDEKO H. ARAKAKI*

RESUMO

Este trabalho apresenta as práticas de acolhimento e assistência à saúde mental que foram instituídas a partir da reforma psiquiátrica. Foi realizada pesquisa bibliográfica em periódicos nacionais sobre o tema saúde mental, enfatizando a atuação da enfermagem no acolhimento ao doente mental. Observou-se que o enfermeiro necessita de criatividade e instrumentos inovadores para realizar um acolhimento individualizado e humanístico, respeitando a pessoa em sua forma de viver e de lidar com seu sofrimento mental.   

Palavras- chave: saúde mental, enfermagem psiquiátrica, acolhimento.

INTRODUÇÃO

Segundo estimativas do Ministério da Saúde (2003), 3% da população mundial necessita de cuidados contínuos (transtornos mentais severos e persistentes) e 9% necessita de atendimento eventual (transtornos menos graves), equivalendo aproximadamente a 20 milhões de pessoas. 

Até a década de 70, o modelo de assistência psiquiátrica no Brasil era marcado pelo modelo hospitalocêntrico; com má qualidade na assistência aos portadores de doenças mentais, superlotação das instituições psiquiátricas, comercialização da loucura e cronificação do doente mental. Apartir da Reforma Psiquiátrica, iniciou-se um importante processo de transformação na base teórica e nas práticas assistenciais dos serviços de saúde mental (DUTRA et al, 2009)

Com o objetivo de substituir os aparatos manicomiais pelos serviços comunitários e normatizar as internações involuntárias, a Reforma Psiquiátrica voltou seu olhar para a independência e a desinstitucionalização do doente mental e, com isso, a função da enfermagem no atendimento a esses pacientes mudou. Passou da contenção do comportamento "violento" dos pacientes para fazer parte de uma prática interdisciplinar, incorporando princípios e passando a reconhecer as particularidades de cada caso (LOPES, 2010).

Em 2003, o SUS criou a Política de Humanização da Atenção e da Gestão (PNH); uma iniciativa inovadora que tem por objetivo qualificar práticas de gestão e de atenção em saúde. Corresponde à produção de novas atitudes por parte de trabalhadores, gestores e usuários, de novas éticas no campo do trabalho, incluindo aí o campo da gestão e das práticas de saúde, superando problemas e desafios do cotidiano do trabalho para promover a humanização do atendimento.

Os conhecimentos produzidos na área de saúde mental estão avançando, e passando a incorporar estratégias que consideram, em todos os momentos, o exercício da cidadania ativa dos portadores de transtornos mentais (BARROS; OLIVEIRA; SILVA,2007).

O acolhimento é uma ação que busca a mudança da relação profissional / usuário através de parâmetros técnicos, éticos, humanitários e de solidariedade.

O princípio que rege a Enfermagem é a responsabilidade de se solidarizar com as pessoas, os grupos, as famílias e as comunidades, objetivando a cooperação mútua entre os indivíduos na conservação e na manutenção da saúde.  Sendo assim, o enfermeiro opera diferentes processos e funções na saúde mental; acolhe e cuida do paciente, desempenhando funções técnicas, socializadoras e educadoras. Busca atender a todos que procuram os serviços de saúde mental; acolhendo, identificando riscos, escutando e articulando respostas mais adequadas a cada usuário; realizando um atendimento com resolutividade e responsabilização (LOPES, 2010).

OBJETIVO

Objetiva-se, com este estudo, analisar o processo de acolhimento do doente mental pelo enfermeiro no serviço de psiquiatria.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Avaliar a assistência de enfermagem prestada no acolhimento ao doente mental;

Analisar a importância do enfermeiro nos serviços de psiquiatria;

Identificar qual a sua função dentro da equipe multidisciplinar de psiquiatria.

METODOLOGIA

Os artigos foram escolhidos com base na temática da enfermagem em saúde mental, voltada para o acolhimento dos pacientes. Os artigos selecionados foram publicados no período de 2000 a 2010. Posteriormente à seleção, os artigos foram lidos, e a partir da compreensão do material, foi realizada a discussão que se prolonga neste trabalho.

DISCUSSÃO

O processo de acolhimento se insere no marco teórico do Sistema Único de Saúde (SUS), cujos princípios apontam para a descentralização do atendimento médico, implantando práticas interdisciplinares de promoção à saúde.

O acolhimento, como reorganizador do serviço de saúde mental, implica a responsabilização clínica, a intervenção resolutiva e a humanização do atendimento, através da escuta qualificada do problema de saúde do usuário e do estabelecimento de vínculos entre o serviço e a população. Deste modo, o acolhimento deve começar na recepção do serviço e atravessar todo o processo de tratamento, incluindo a relação dos trabalhadores entre si e destes com os usuários; visando o acesso universal, a melhoria na qualidade da assistência, favorecendo a relação usuário/trabalhador, e ampliando a intervenção (COIMBRA, 2003).

Dessa forma, é fundamental que os profissionais da saúde, particularmente os enfermeiros, considerem que a atitude em relação ao paciente fundamenta o projeto terapêutico, não importando a técnica que instrumentaliza uma intervenção. De acordo com Barros,Oliveira e Silva (2007); é necessário ter:

a) atitude solidária afetiva que se traduz em respeito para com a experiência diferente do paciente; devolução da dignidade ao paciente; consciência da falta de poder do paciente; ruptura da hierarquização entre o poder da organização institucional e as necessidades do paciente. b) atitude psicoterapêutica, que compreenda o paciente; aceitar o que o paciente diz e vive; envolvimento emocional com limites e escutar o paciente. c) atitude reabilitatória para que o paciente possa restabelecer suas relações afetivas e sociais; reconquistar seus direitos na comunidade e reconquistar seu poder social .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (119.5 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com