TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

Por:   •  1/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.677 Palavras (7 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 7

Nome: Karen Juliane Pedroso Lima                      RA: 6248234884

Curso de Psicologia                                              9° Período B

AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

Referente aula 14/02/17

  1. Explique a epistemologia convergente de Jorge Visca e suas três linhas de pensamento:

RESPOSTA.  A Epistemologia Convergente baseia-se na linha teórica que sugere um trabalho voltado para aprendizagem aplicado através da interação com três linhas da psicologia, ou seja, Jorge Visca diz que precisa considerar o cognitivo, o afetivo e a cultura para a aprendizagem de um sujeito. As três linhas da epistemologia convergente são:

  • Escola de Genebra: Vem da psicogenética de Jean Piaget onde a criança não aprende além de sua estrutura cognitiva permite.
  • Escola Psicanalítica: Freud- Dois sujeitos com igual nível cognitivo e diferentes investimentos afetivos em relação a um determinado objeto aprenderão de forma dessemelhante.
  • Escola Psicologia Social: Enrique Pichon Riviére, Se ocorresse uma igualdade do cognitivo e afetivo em dois sujeitos de cultura diferente, também sua aprendizagem seria dessemelhante devido as influencias que vivenciaram por meios socioculturais.
  1. De que maneira a disciplina de aprendizagem pode ser entendida como um sintoma e por que pode ser deslocado se não houver uma escuta psicanalítica no fazer psicopedagógico?

RESPOSTA. Entende-se sintoma na dificuldade de aprendizagem quando se observa que após um período de tratamento no qual consegue-se sanar os problemas de aprendizagem, a criança/paciente desenvolve distúrbios de personalidade como o deslocamento de sintoma, pode ser deslocado  se não tiver uma escuta psicanalítica, devido a pulsão aparecer como forma de sintoma, desta forma a pulsão não consegue ficar recalcado por isso vem como forma de sintoma, sendo uma via transitória de um desejo reprimido.

  1. Diferencie as atribuições do psicopedagogo clínico e institucional:

RESPOSTA. O Psicopedagogo clínico trabalha em consultório atendendo crianças, jovens ou adultos, com dificuldades de aprendizagem, tendo a parceria de outros profissionais (Pediatra, Neuropediatra, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Psicomotricista, dentre outros) para o caso de haver necessidade de encaminhamento. Neste caso, o profissional atua em uma linha terapêutica, onde diagnostica, desenvolve técnicas remediativas, orienta pais e professores de forma que seu trabalho seja integrado e não individual.

Já o Psicopedagogo institucional dá assistência aos professores e a outros profissionais da instituição escolar para melhoria das condições do processo de ensino-aprendizagem, assim como para prevenção dos problemas de aprendizagem. Utilizando de técnicas e métodos próprios, possibilita a intervenção Psicopedagógica visando à solução de problemas de aprendizagem em espaços institucionais. Juntamente com toda a equipe escolar procura construir um espaço adequado às condições de aprendizagem e consequentemente evitando comprometimentos.

Referente aula 21/02/17

  1. Por que o fracasso escolar deve ser entendido como multideterminado?

RESPOSTA. Porque o Fracasso Escolar é considerado um fenômeno global que não tem como principal fator somente o individuo, mas sim uma multiplicidade de fatores, sendo assim multideterminado por acontecer em diversos contextos, conceitos e situações, originado o fracasso ou evasão do ensino, assim como a falta de conhecimento didático do corpo docente esta ligada a raiz do fracasso escolar.

  1. Explique a assertiva ´´O Fracasso Escolar é mais do que  um simples acidente de percurso, é o fracasso  de toda a pessoa, um fracasso social, um fracasso educativo para as famílias e o fracasso subjetivo para os alunos``.

RESPOSTA. A questão social implica fortemente na evasão do fracasso escolar, a família e a escola são os menores fatores de influencia do fracasso, em relação ao contexto politico, depende das condições sociais que determinam a qualidade de ensino, ou seja, é o fracasso de toda pessoa, um fracasso social, um fracasso educativo e principalmente um fracasso subjetivo para os alunos. Portanto, o Fracasso Escolar engloba todos os aspectos que o individuo esta presente, sendo um fracasso de todos.

  1. Por que a autoregulação esta fortemente ligada à motivação?

RESPOSTA. Só se autorregula se tiver motivação, ambas então fortemente ligadas, uma vez que um estudante autoregulador deve utilizar recursos específicos para manter o interesse, especialmente quando enfrentam obstáculos para o sucesso escolar. Desta forma, é através da autoregulacao do aluno que o mesmo se sente motivado em ter autonomia para enfrentar obstáculos e situações de risco no contexto escolar.

Referente aula 07/03/17

  1. Explique oque é Heteronomia e sua importância para o desenvolvimento da autonomia:

RESPOSTA. A heteronomia é um sistema de ética segundo o qual as normas de conduta provêm do outro. A autonomia não nega sua influência externa que vem da importância da heteronomia, os condicionamentos e os determinismos, mas recoloca no individuo sua capacidade de refletir sobre as limitações que lhe são impostas, e que observadas lhe dão a direção de socializar.

  1. Aponte de que maneira se relacionam os seguintes conceitos esquema, assimilação, acomodação e equilibrarão:

RESPOSTA. Esquema é uma estrutura do comportamento ou pensamento, que emerge da integração d e conjuntos de habilidades. A Assimilação é o processo de captação da informação presente no mundo natural e social. A Acomodação se dá no exato instante em que o estimulo atinge o esquema, modificando os já internalizados ou instituindo um novo, buscar o equilíbrio cognitivo é o que faz o sujeito se desenvolver novas aprendizagens. Ambos os conceitos acontecem de forma dinâmica e não estático, acontece o tempo todo. 

A acomodação se da no exato momento em que o estímulo atinge o esquema, modificando os já internalizados ou instituindo um novo. Quando um homem acomoda em estímulo, significa que aprendeu algo. Não necessariamente algo cientificamente considerado verdadeiro, mas algo no que pra ele basta, ou seja, se equilibra. Isso resulta em uma mudança na estrutura cognitiva.

  1. Aponte as principais características de cada estagio de desenvolvimento Piagetiano:

RESPOSTA. São três fases dos desenvolvimentos Piagetiano sendo a ultima uma subdivisão;

  • SENSÓRIO-MOTOR 0-2 ANOS, Período que compreende aproximadamente aprender pelos sentidos através da percepção e dos movimentos;
  • PRÉ-OPERATÓRIO 2-7 ANOS, Linguagem estabelecida, momento antes de operar o mundo e a criança começa agir de acordo com o raciocínio ainda rudimentar com o pensamento mais real, se tiver conflito entre logica e sensorial a criança vai optar pelo perceptivo/sensorial;
  • OPERACIONAL/ OPERATÓRIO CONCRETO 07-12 ANOS, Consegue operar porque sai do egocentrismo, não é mais voltado aos eventos perceptivos e motores, mesmo assim a percepção ainda domina o raciocínio. OPERACIONAL/ OPERATÓRIO FORMAL 11 OU 12 EM DIANTE, Consegue operar no mundo, resolver problemas, condições de operar no plano das ideias, capacidade de reflexão espontânea.

Referente aula 14/03/17

  1. Explique o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal:

RESPOSTA. A zona de desenvolvimento proximal parte do conceito que define a distância entre o nível de desenvolvimento atual, determinado pela capacidade de resolver um problema sem ajuda, e a gama de possibilidades, determinado através de resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou em colaboração com outro companheiro. Portanto, é a série de informações que a pessoa tem a potencialidade de aprender, mas ainda não completou o processo, conhecimentos fora de seu alcance atual, mas potencialmente atingíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (124.9 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com