TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem Emocional

Por:   •  12/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  828 Visualizações

Página 1 de 2

Inteligência Emocional

A Inteligência emocional descreve a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles, nos facilitando atingir nossos objetivos administrando nossas emoções.  Está relacionada com habilidades como motivar-se, persistir a frustrações, controlar impulsos e motivar pessoas.

Segundo Daniel Goleman, o pai do termo Inteligência Emocional, mais importante do que ter um Q.I elevado, é saber como controlar suas próprias emoções.  O objetivo do psicólogo é provar que o controle emocional determina a inteligência da pessoa. Para que chegue a esse nível seria preciso trabalhar o emocional, algo precisa ser feito desde a infância. A relação família educação que a criança recebe na escola são fundamentais na busca desse controle. Importante também que a criança tenha uma infância tranquila e bem estimulada e levar em conta as aptidões individuais de cada um. É nesse ponto que relacionam os conceitos de inteligência múltipla e emocionais.

Não usamos nossa inteligência emocional quando perdemos oportunidades devido a emoções nas quais não controlamos, como por exemplo; deixar de falar com alguma pessoa por vergonha.

Adquirimos a inteligência emocional de forma inata, mas também pode ser aprendida através de treinos. Para o desenvolvimento da inteligência emocional necessitamos da inteligência intelectual, da flexibilidade mental, objetivos traçados, equilíbrio emocional e determinação.

Para sermos inteligentes emocionalmente nossas emoções devem ser respeitadas, devemos senti-las e trabalha-las para não nos dominarem e nos prejudicarem. Quando as emoções limitarem nossas vidas, devemos gerencia-las pensando com clareza e objetividade sobre nossas emoções, nos oferece um controle sob nós mesmos.

Com a inteligência emocional adquirimos o autoconhecimento, a capacidade de lidar, administrar e controlar os sentimentos, influenciando essas emoções com nossos objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com