TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem da inteligência emocional

Por:   •  1/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

Abordagem da inteligência emocional

No livro vemos claramente como esta abordagem é desenvolvida pela escola da ponte, onde as crianças tem como direito expressar seus sentimentos, e isso é desenvolvido de uma forma que elas não tenham medo disso, mas que saibam que aquilo vai ajudar elas em seu próprio desenvolvimento, já pelo modo do qual elas tem que lidar com sua própria realidade em buscar seu próprio conhecimento com algum auxílio.
Fica bem claro esta abordagem no computador do “Acho bom” e o do “Acho mau” onde elas podem colocar coisas que mexem com seu emocional, tanto para algo bom, quanto para algo ruim, no exemplo do Tomás que dava tapas na cara de Francisca, ele mostra o quanto as crianças tinham a liberdade de expressar tudo o que sentiam de ruim, sem medo de julgamentos ou opressões como acontece hoje em dia nas escolas “comuns”.
Isto também gerava coisas ruins para aqueles que cometiam o “Acho mau” em um tribunal que as próprias crianças criaram, levava o autor do ato ruim a pensar no que fez, mexendo com suas emoções e afastando ele de fazer aquilo novamente e o colocando limites. Isto fazia com que a convivência entre os alunos fosse mais saudável e pudessem sobreviver tranquilamente naquele meio.
As crianças com esse tribunal definiam o que era bom e o que era ruim, ou seja, trabalhavam e desenvolviam o emocional delas próprias, pois a levavam desde cedo a saber como deveriam agir, pois viam o que não era bem aceito pela sociedade e o que era bem visto, como por exemplo um pedido de ajuda na lousa.
Esta lousa onde as crianças reconheciam que precisavam de ajuda era colocada ao lado da sala, onde elas podiam colocar o que tinham dificuldade, o seu nome e esperar alguém se prontificar para ajudar, ou seja, reconheciam e não tinham vergonha de mostrar que precisavam desta ajuda. Tinham também a oportunidade de mostrar que podiam ajudar, reconhecendo a fraqueza do outro e suas dificuldades facilitando o relacionamento entre as crianças, pois elas ajudavam, mas também eram ajudadas, não havia ninguém melhor do que ninguém.
Com isto concluímos que a inteligência emocional nesta escola leva os alunos a reconhecerem seus sentimentos, tanto que precisam de ajuda, tanto demonstrando o que as faz sentir mal, mais sabendo quando e o local de colocar cada uma destas coisas, sem gerar situações desagradáveis, as levando a saber lidar com seus próprios sentimentos e também com o sentimento do seu próximo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com