TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagens Pedagogicas

Trabalho Universitário: Abordagens Pedagogicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 5

Método tradicional

Na abordagem tradicional o adulto é considerado um ser “pronto” e o aluno um adulto em miniatura que precisa ser atualizado. Portanto o ensino é centrado na figura do professor.

O professor é visto como transmissor de conteúdos, a quem compete informar e conduzir seus alunos a objetivos escolhidos pela escola ou pela sociedade em que se vive.

“Mais de repente soou uma campainha. As crianças pararam de brincar. Os professores e as professoras as separaram em pequenos grupos e as organizaram em filas. Havia a fila dos pequenos, na qual ele foi colocado, a fila dos um pouco maiores, a fila dos maiores ainda e a fila dos grandes. Ai os professores conduziram as filas para dentro da escola.”

A abordagem tradicional era imposta na escola em que Felipe frequentava, pois lá ele teria que ser quem ele foi programado pra ser, ele tinha que ficar sentado o tempo inteiro, preso em uma sala de aula sem poder expressar os seus pensamentos e suas vontades.

O método tradicional conduz o aluno para o contato com as grandes realizações da humanidade. O ensino não dependia do aluno, pois ele não tinha poder de opinar e nem de contestar, pois é transmitido a eles conteúdos que são determinados pela sociedade e ordenados na legislação independente da experiência do aluno e das realidades sociais, ou seja, só é passado para eles o que a escola considera importante para a vida dele, não se preocupando com o interesse ou a vontade do aluno.

Método comportamentalista

Os comportamentalistas considera a experiência planejada como base do conhecimento. Logo, o conhecimento é uma descoberta nova para o individuo que a faz.

A ideia de que o homem não é livre é absolutamente necessária. Pois o homem é visto como uma consequência das influencias ou forças existentes no meio ambiente. O individuo é uma peça numa maquina planejada e controlada, realizando a função que se espera seja realizada de maneira eficiente.

A educação deverá transmitir conhecimentos, assim como comportamentos éticos, praticas sociais, habilidades consideradas básicas para o controle do mundo.

De noite, na cama, Felipe pensou: “não posso ser motivo de vergonha para os meus pais. Eles me matricularam num colégio forte, caro, me preparar para o vestibular. E fazem um grande sacrifício por minha causa. Eles querem meu bem. Não vou mais pensar em passarinhos”.

A abordagem comportamental não se preocupa com os processos mentais. Felipe foi condicionado a mudar sua maneira de pensar, pois de tanto ser repreendido por pensar só em pássaros precisou ir ao psicólogo. E foi o psicólogo que acabou condicionando o Felipe para parar de pensar em pássaros porque se não ele não iria ser nada na vida, pois ele tinha que aprender aquilo que era importante para a vida dele.

Ele espera chegar á escola e ter suas perguntas respondidas, na abordagem comportamentalista isto aconteceria, porém na abordagem aplicada na estória a criança aprende apenas o necessário para “passar de ano” e se não provar através de suas notas no boletim ele reprova e precisa refazer o ano letivo.

Abordagem Humanista

Em termos das ações do professor, a educação humanista tem como finalidade a criação de condições que facilitem a aprendizagem do aluno. O professor, portanto, é um facilitador da aprendizagem e um organizador dos espaços e dos materiais de que os alunos necessitarão para o seu desenvolvimento pessoal. A pessoa como um todo tanto no aspecto sensível quanto no aspecto cognitivo, uma vez que enfatiza as relações interpessoais e o crescimento que delas resulta.

A abordagem humanista esta centrada no desenvolvimento da personalidade do individuo, em seus processos de construção e organização pessoal da realidade, e em sua capacidade de atuar como uma pessoa integrada. Da ênfase também a vida psicológica e emocional do individuo.

Apresentou-se uma situação na história em que Felipe pergunta a professora de português sobre pássaros e ela se nega a responder, pois pássaros não estão no programa das aulas de português. O próprio orientador diz que a escola não é para aprender aquilo que quer, a escola é para aprender aquilo que deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com