TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABORDAGENS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  13/7/2015  •  Resenha  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  1.287 Visualizações

Página 1 de 4

PREPARATÓRIO DA APEF-RIO

EDUCAÇÃO FÍSICA – MAGISTÉRIO

Conhecimento Específico

26/03/2011

ABORDAGENS HISTÓRICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Educação Física Higienista (1888-1930)

As condições higiênicas da época eram muito precárias, os alunos eram obrigados a praticar educação física para serem mais saudáveis e serem melhores na aprendizagem.

Tinha um grande erro: a relação de causa e efeito entre Atividade Física e Saúde, visto que hoje em dia, as pesquisas mostram que para se fazer alguma atividade física é necessária ter condições mínimas de saúde. Com uma saúde debilitada, fraca, não será possível, através de atividades físicas, obterem uma boa saúde.

Educação Física Militarista (1931-1944)

Período dessa abordagem encontra-se entre as duas Grandes Guerras Mundiais. O objetivo da educação física dessa época era formar alunos em potenciais soldados, através de um adestramento físico e disciplina.

Essa época também influenciou os planos de aula de educação física de hoje, que trazem as atividades separadas em: Aquecimento, Atividade Principal e Volta a Calma. Esse tipo de plano de aula é, de acordo com o professor Gilbert, desnecessário para a educação física escolar, pois esse planejamento se faz necessário, sim, em atividades muito desgastantes, como a dos militares, por exemplo; é apenas de cunho fisiológico. Nessa época também foi adotado o método francês para as aulas de educação física, para treinamento físico. Mas com a notícia da França ter sido invadida na Guerra fez com que esse método fosse abolido das aulas de educação física no Brasil.

Educação Física Pedagogicista (1965-1984) – fim da 2ª Guerra

Nesse período, as aulas de educação física eram utilizadas para desenvolver nos alunos os direitos cívicos, morais e patrióticos. Houve também a substituição da ginástica, utilizada por muitos anos nas aulas de educação física, pelo esporte, mais lúdico e prazeroso.

Educação Física Competivista (1965-1984) – Regime Militar

Objetivo: formar atletas. Nessa época o esporte era utilizado como arma política na Guerra Fria entre Estados Unidos (Capitalismo) e União Soviética (Socialismo). As duas grandes potências “brigavam” entre si para saber qual delas era a melhor na preparação de atletas para as grandes competições. E as Olimpíadas era o palco dessa briga. O governo brasileiro, também entrando nessa briga, buscou nas escolas os atletas, seguindo os passos de Cuba, mediante a repetição técnica de movimentos e regras (Tecnicismo).

Infelizmente atualmente no Brasil, essa realidade está retornando. Com os mega-eventos esportivos que serão realizados em nossa nação, o governo está, assim como aqui nessa época, buscar nas escolas seus superatletas, rompendo com os reais objetivos da educação física escolar.

Educação Física Popular – pós 1985

Não ocorreu dentro da escola, pois é caracterizada pela Dimensão do Lazer no Esporte (Tubino) Massificação da prática esportiva. O esporte, a partir dessa data, não é mais considerado apenas para esportistas. Período ocasionado pelo final da ditadura e o inicio da democracia.

ABORDAGENS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Quais objetivos, papel social, metodologia...

Abordagem Psicomotora (Jean Le Boulch)

Psicomotricidade, o movimento é pensado, calculado e executado com intermédio da emoção. O movimento também é pensamento e emoção. Interligação entre afetivo, cognitivo e psicomotor.

Abordagem desenvolvimentista (Go tani)

Baseado na aprendizagem motora, no desenvolvimento motor e psicomotricidade. O senso crítico, as regras e a cooperação, de acordo com essa abordagem, devem ser trabalhados em outras disciplinas, não a educação física.

Erro: se trabalhar apenas o psicomotor, os lados afetivos e cognitivos não se desenvolvem.

Abordagem construtivista (João Batista Freire) ou Sócio Interacionalista, segundo Suraya Dariro

O movimento tem que estar a serviço da construção do raciocínio lógico.

Piaget (a principal base para essa abordagem) é tanto o “pai” da Abordagem Psicomotora, quando da Abordagem Construtivista. Acomodação – automatização; Assimilação – habilidade nova.

Utiliza alguns fundamentos da psicomotricidade.

Abordagem Crítico Superadora (coletivo de Autores)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com