TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIDÁCTICA E FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM DIVERSAS ABORDAGENS PEDAGOGICAS

Seminário: DIDÁCTICA E FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM DIVERSAS ABORDAGENS PEDAGOGICAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Seminário  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 2

Didática para Licenciatura | A Didática e a formação dos educadores em diferentes abordagens pedagógicas

1CEDERJ

DIDÁTICA E A FORMAÇÃO DOS EDUCADORESEM DIFERENTES ABORDAGENS PEDAGÓGICAS

...atrás de todo gesto que tem por objetivo levar à aprendizagem há inexoravelmente uma opção teórica, mesmo se ela não é explícita.

Esther Grossi e J. Bordin

Professor ou Educador?

Para analisarmos a Didática no curso de Formação de Educadores, faz-se necessário explicitar quem é o educador e como este concebe o fenômeno educativo, tendo em vista as diretrizes que orientam sua atuação pedagógica.

Entendendo Educação no seu sentido mais amplo, podemos dizer que educadores são todos os membros de uma sociedade. No entanto, a educação sistemática, planejada com objetivos definidos e realizada através do ensino, que é um tipo de prática educativa, exige um profissional da Educação com formação adequada. Mas, qual é a formação adequada? A resposta está no entendimento que temos do que é ser educador.

É interessante citar Rubem Alves que compara, de forma metafórica, o Educador com o Professor:

Eu diria que os educadores são como velhas árvores. Possuem uma face, um nome, uma história a ser contada. Habitam um mundo em que o que vale é a relação que os liga aos alunos, sendo que cada aluno é uma entidade sui generis, portador de um nome, também de uma história sofrendo tristezas e alimentando esperanças. E a Educação é algo pra acontecer neste espaço invisível e denso, que se estabelece a dois. Espaço artesanal.

Mas professores são habitantes de um mundo diferente, onde o educador pouco importa, pois o que interessa é um crédito cultural que o aluno adquire numa disciplina identificada por uma sigla, sendo que, para fins institucionais, nenhuma diferença faz aquele que a ministra. Por isso mesmo, professores são entidade descartáveis, da mesma forma como há canetas descartáveis, coadores de café descartáveis, copinhos plásticos de café descartáveis. De educadores para professores realizamos o salto de pessoas para funções (RUBEM ALVES, 1983, p. 17-18).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com