TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE ABORDAGENS PEDAGÓGICAS

Por:   •  11/5/2016  •  Resenha  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  1.342 Visualizações

Página 1 de 2

A música Another brick in the wall (outro tijolo na parede) de Pink Floyd a meu ver mostra o aspecto limitante de uma Pedagogia Tradicional. A Pedagogia Tradicional é marcada, embora suas boas intenções, por uma didática onde a autonomia do aluno como ser social é desconsiderada. Segundo Libâneo nesta pedagogia o professor é o centro do sistema de ensino, é o detentor de todo o poder de ensino. Ele transmite o conhecimento e todos os alunos tem que acatar na íntegra suas instruções, sob pena, de reprovação.

O vídeo mostra a aspereza com é tratado os alunos, a forma como lhe é transmitido o conteúdo didático e como é tratado as iniciativas individuais. Ao examinar os textos de Libâneo percebemos que essa forma de transmissão de conhecimento não favorece o desenvolvimento de um espírito crítico no aluno, mas o torna um ser mecânico no seu aprendizado. No entanto ele observa que mesmo sendo percebida pouco eficaz, esta tendência pedagógica ainda se mantém como prática didática na atualidade.

Para contrapor a Pedagogia Tradicional, surge no final do século XIX a Pedagogia Renovada trazendo para o meio escolar uma didática que favorece o conhecimento e a criatividade do aluno. Essa nova pedagogia chega ao Brasil na forma da Escola Nova de origem progressista. O diferencial dessa pedagogia é a mudança de foco da ação didática, enquanto a Pedagogia Tradicional foca no professor como elemento principal, na Nova Escola o aluno é o sujeito de sua aprendizagem.

Os conteúdos podem até serem os mesmo, já que o problema não são os conteúdos, o que muda nessa nova didática é a forma como os conteúdos são abordados pela Escola nova.  Aqui aluno, é o fator pessoal, decisivo na situação escolar, ele deve partir da sua perspectiva cognitiva rumo ao processo de apropriação e produção do conhecimento. Não se trata de descreditar o professor, mas tê-lo como o incentivador, orientador e controlador da aprendizagem.

Neste contexto vale abordar a Pedagogia libertadora ou critico/social dos conteúdos que prima por potencializar a intelectualidade do aluno rumo ao seu desenvolvimento social e pessoal. Libâneo destaca “o autêntico ensino consistirá no planejamento, na orientação e no controle das experiências concretas do trabalho reflexivo do aluno sobre seu meio [...]”, LIBÂNEO (2006 p. 67). Assim estas tendências buscam aparelhar os alunos com ferramentas emancipadoras.

Portanto, as tendências progressistas tenderam a despertar nos alunos maneiras de compreender seu meio social e ao mesmo tempo buscar formas de está menos submissos aos sistemas de dominação. Marx lembra que a única forma de os dominados escaparem de tal situação é mudando sua forma de pensar e ver o mundo que os cercam. Assim entendemos que a melhor forma de equalização na luta de classes é a educação e esta moldada no desenvolvimento do ser autônomo, crítico e reflexivo.

REFERÊNCIAS

Pink Floyd banda. Música Another brick in the wall (https://www.youtube.com/watch?v=vrC8i7qyZ2w)

        LIBÂNEO, José Carlos

Didática. Editora Cortez. Rua Bartira, 317 – Perdizes. São Paulo – SP.

Outubro de 2006.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (99.1 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com