TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagens pedagogicas

Por:   •  8/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA

TRABALHO SOBRE O LIVRO “PINÓQUIO AS AVESSAS.” ATRAVÉS DAS ABORDAGENS TRADICIONAL, HUMANISTA E COMPORTAMENTAL.

São Paulo – SP

2016

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade analisar as abordagens do livro “Pinóquio às avessas”, analisando as abordagens tradicional, humanista e behaviorismo, essas três abordagens são modelos pedagógicos e com métodos diferentes entre eles.

Pinóquio às avessas: Síntese

A história do livro Pinóquio as avessa, do autor Rubem Alvez, começa com o pai de Felipe contando uma historia para o filho dormi, o pai do garoto acreditava que se o filho se empenhasse nos estudos ele teria um bom sucesso profissional, seguindo esse pensamento, o pai de Felipe o matricula em uma escola forte e cara, onde Felipe tem acesso á educação formal.

A princípio Felipe demonstra bastante curiosidade, pois está sempre fazendo perguntas sobre os mais divertidos assuntos, mas um assunto em especial chama a atenção de Felipe e que ele realmente gosta de aprender é sobre os pássaros. A professora e o pai de Felipe, diziam que ele deveria se preocupar apenas com os estudos da escola, e que se ele ficasse focando-se mais nos pássaros, seus estudos e pensamentos estaria focado em algo que o estariam distraindo dos estudos da escola, desse modo ele não teria boas notas nas provas, e consequentemente dificuldades em ser aprovado em um vestibular, para futuramente ter uma profissão.

As pessoas ao redor de Felipe falavam por diversas vezes que ele estava focando-se em estudos errados, então ele deixa o seu interesse por pássaros para seguir os estudos, forma-se e torna-se um profissional bem sucedido, porém é um profissional infeliz.

Ao final do livro, podemos notar que Felipe não se sentia plenamente realizado no final de sua vida, uma vez que não havia sido fiel aos seus interesses, que faziam parte de sua essência.

Abordagem Tradicional

De acordo com a abordagem tradicional o aluno é o receptor de um conhecimento que é transmitido pelo professor, nesta abordagem a atitude do aluno é uma atitude passiva, o aluno não pergunta e nem dialoga com o professor.

Nesta abordagem todos pertencem a um sistema pré-existente e se o individuo não se adapta as regras, ele está automaticamente destinado ao fracasso.

Quando lemos o livro, notamos que Felipe não atende sequer o que era o programa de ensino, e quando questiona a professora ela diz:

“- Programa é uma fila com todas as coisas que você deve aprender na escola, colocados atrás da outra”.

E a professora continua:

“- Quem coloca os conhecimentos em fila são pessoas muito inteligentes do governo.”

Notamos no livro que Felipe era muito curioso e estava sempre perguntando, e nessas ocasiões quando nem o pai e nem a mãe sabiam as respostas para as perguntas de Felipe eles diziam:

“- Na escola você aprende.”

Percebemos que o autor do livro não nega em momento nenhum a eficácia da abordagem tradicional, mas a obra de Rubem Alvez, nos passa a ideia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com