TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad2 Psicologia Da Educação

Trabalho Universitário: Ad2 Psicologia Da Educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  711 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1

É fato que a escrita se impõem como uma forma de criação, construção, troca, transmissão do saber, nesse momento em que estamos vivendo. Sendo a leitura e a escrita complementares , devendo isso ser definido as pessoas que estão em processo de alfabetização. De acordo com Faundez “O processo dialógico entre cultura popular e letrada incrementa e redefine os aspectos de cada qual, que se enriquecem reciprocamente.”

Questão 2

• Abordagem Organicista – Essa teoria investiga as causas do fracasso escolar levando em consideração hipóteses sobre os possíveis distúrbios e doenças neurológicas dos alunos.

• Abordagem Instrumental Cognitivista – Essa teoria busca as causas das dificuldades relativas aos quatro processos psicológicos fundamentais: a percepção, a memória, a linguagem e o pensamento.

• Questionamento da Escola – Essa teoria investiga vários fatores escolares que intervém na produção do fracasso dos alunos.

• Abordagem Handicap Sociocultural – Essa teoria identifica no meio sociofamiliar a origem do fracasso das crianças na escola.

Questão 3

Como vimos na leitura dessas aulas, podemos perceber que o processo de interdição acontece a algum tempo, principalmente com as classes mais populares devido há condição de vida, as dificuldades em adaptar-se à escola, as dificuldades culturais e sociais e deficiências linguísticas. Além disso, as famílias não tem acesso e, muitas vezes, não se interessem pela leitura e escrita e, ainda, não são alfabetizados dificultando o interesse das crianças pelos livros. E também, as escolas não apresentam recursos humanos e materiais atualizados. Assim, o processo de alfabetização nas escolas, acaba se tornando um fracasso.

Questão 4

• Revolução Francesa:

Principais Características → Foi uma revolução democrático- burguesa marcada pela hegemonia econômica e política da burguesia.

Concepção de Alfabetização → Educação pública laica e alfabetização universal, como instrumento de difusão de sua visão de mundo.

• Reforma Protestante:

Principais Características → A religião seria a base da educação.

Concepção de Alfabetização → A educação era elementar: ler, escrever e realizar operações matemáticas básicas e a alfabetização, com ênfase na leitura, era a condição necessária, acrescida do canto e do estudo da língua.

• Jesuítas:

Principais Características → Foi implantado um sistema de ensino voltado para uma formação livresca, acadêmica e aristocrática. A vocação original da catequese foi substituída por uma educação de elite, símbolo de classe, e dela o povo foi excluído.

Concepção de Alfabetização → A educação elementar, que incluía aprendizagem da língua, falar, ler e escrever, cálculo básico, música e canto, era destinada às populações indígenas e aos filhos de colonos; a educação média, de caráter literário e acadêmico, que visava formar letrados e eruditos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com