TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração RH

Tese: Administração RH. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  Tese  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

A ARH é, historicamente, uma função organizacional que se origina e evolui de uma resposta às condições do contexto empresarial e social que a cerca em cada período histórico.

Em cada momento da história, a forma de gerenciar as pessoas no trabalho e, o próprio valor relativo dos seres humanos para as empresas, variaram bastante.

Assim, a configuração e o papel da ARH em cada época deriva de quatro vetores básicos:

o desenvolvimento tecnológico e dos valores sociais predominantes em cada época;

das teorias organizacionais e comportamentais existentes;

das configurações empresariais, que se estruturaram de diferentes maneiras ao longo do tempo;

das formas de organização do trabalho em cada época e lugar.

Cabe notar que, no caso do Brasil, a forma de gerenciar as pessoas no trabalho teve as suas raízes nas práticas e modelos de RH desenvolvidos nos EUA, e trazidos para cá por meio de empresas norte-americanas que aqui se instalaram, a partir do ano de 1956.

A luta clássica entre capital e trabalho que representa um antagonismo básico do capitalismo, produzindo conflitos, greves e outras formas de reação dos trabalhadores, o que exigia da empresa formas de controlar e evitar tais reações.

O movimento do “gerenciamento sistemático”, que partia da idéia de adaptar à administração o conceito de divisão e racionalização do trabalho, definindo funções gerenciais distintas a partir da distribuição e delegação de tarefas e responsabilidades, até então realizadas por um pequeno grupo de altos diretores generalistas, para um novo grupo de gerentes médios, com formação técnica, dando origem aos departamentos financeiro, comercial, contábil, etc.

O papel de Charles U. Carpenter, contratado pela empresa National Cash Register (NCR) — uma das primeiras indústrias de caixas registradoras —, foi a primeira pessoa nos EUA a sistematizar o gerenciamento do trabalho em termos do que viria ser futuramente chamado de ARH.

Carpenter foi o primeiro a propor a criação de um departamento de trabalho (Labor Management Department) para lidar com o gerenciamento de contratações, demissões e outras tarefas semelhantes.

Em 1903, Carpenter publicou um artigo no qual propunha que as organizações seriam capazes de ganhar uma alta eficiência com a criação de uma área na empresa destinada ao gerenciamento do trabalho, envolvendo abrir canais amigáveis para solucionar disputas trabalhistas, monitorar e manter salários equitativos, realizar atividades de seleção de pessoal, treinamento e avaliação de desempenho, melhorar as condições de trabalho, estabelecer boas relações com sindicatos, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com