TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adolescência E Puberdade

Trabalho Universitário: Adolescência E Puberdade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  5.553 Palavras (23 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 23

Conceito

A adolescência é uma etapa do desenvolvimento humano, entre a infância e a fase adulta. Esse período é marcado por ocorrer várias transformações e mudanças corporais, hormonais e até mesmo comportamentais. Não tem um início e final concreto sobre esse período, mas, geralmente ocorre entre os 12 anos de idade até os 20 anos.

Alguns locais marcam o final da fase de “criança” e a chegada da fase da “adolescência” com rituais ou comemorações, não são em todos os locais, depende da cultura da sociedade, estão inclusa nessas comemorações espécies de magia, benção religiosas, marcações no corpo, dentre outras formas.

Podemos definir a Adolescência como algumas mudanças físicas, cognitivas, psicossociais e inter-relacionadas entre a infância e a idade adulta, durando aproximadamente 10 anos, onde denominamos a saída da infância, o que permitirá o crescimento, não apenas físico, mas também em competência cognitiva e social, em autonomia, autoestima e intimidade.

Muitas pessoas confundem adolescência com a puberdade, na verdade, a puberdade é a fase inicial da adolescência, caracterizadas pelas transformações no corpo das meninas e dos meninos. Inicia com um aumento na produção de hormônios, geralmente entre 5 e 9 anos de idade e principalmente o aumento dos androgênios que acelera o crescimento de pelos pelo corpo, incluindo regiões intimas, depois de um tempo, algumas mudanças acontece, citando como exemplo nas moças, a primeira menstruação (chamada de Menarca, geralmente com 13 anos, dependendo da subjetividade das pessoas) o aumento da genital, seios, ovários, e nos rapazes o aumento da massa muscular do corpo, aumento dos testículos e crescimento do genital. Consequentemente aumenta o nível de testosterona que influencia no

crescimento de partes de órgão bem como algumas outras funções importantes, sendo assim, ficam preparados para a reprodução.

Com o aumento desses hormônios, consequentemente ocorre a presença de Acne, e provavelmente acarretará na mudança de humor e de comportamento dos adolescência, causando irritação, mudanças de humor repentinas agitação, tristeza, felicidade, agressividade, preguiça, dentre outros. Essas são as mudanças mais comuns nesse período.

É importante ressaltar que neste período devemos todos ter paciência e tolerância com as pessoas que se encontram neste período.

Curiosidade: Nesta fase é comum perceber que os jovens tem a necessidade de fazer parte de algum tipo de grupo e que as amizades são mais que importante para estes adolescentes, geralmente o adolescente escolherá um grupo de interesses em comum.

Puberdade

A Puberdade pode ser definida como um período no desenvolvimento sexual de meninos e meninas, que permite a maturação sexual e a procriação. As transformações da puberdade ocorrem durante a adolescência, logo é uma fase que inicia na adolescência e que ocorre o aparecimento de características sexuais secundarias. Não tem idade para acontecer, depende da subjetividade de cada um, mas, em grande parte dos adolescentes ela se inicia entre 10 e 13 anos nas meninas e 12 a 14 anos nos meninos, o que se pode concluir que geralmente as meninas se desenvolvem e iniciam a sua puberdade mais cedo do que os meninos.

Nos meninos ocorre a primeira Ejaculação (Liberação de sêmen através do pênis), aparecimento de pelos na região pubiana, axilas e rosto, principalmente na região superior dos lábios, ocorre também o desenvolvimento do órgão reprodutor, genital e testículos, crescimento corporal envolvendo a altura, peso e ombros, principalmente o engrossamento na voz, entre 11 e 15 anos, aparecimento do pomo de adão, surgimento de acnes, em função da enorme transformação hormonal. Já nas meninas ocorre o desenvolvimento das glândulas mamarias dos seios, aparecimento

de pelos na região pubiana e axilas, rápido e curto crescimento corporal, surgimento de acnes pelo mesmo motivo citado acima, crescimento da bacia, e a Menarca (Primeira menstruação). Lembrando que esses fenômenos são fisiológicos, envolvendo mudanças corporais e hormonais e a adolescência se refere ao nível psicológico e social.

Curiosidade: Em alguns meninos pode ocorrer a famosa Polução Noturna, que é uma ejaculação involuntária durante o sono, ocorre na maioria das vezes por sonhos eróticos e os meninos só percebem ao acordar e perceber uma manchinha na cueca ou lençol.

E como os jovens se sentem com todas essas mudanças?

Essas mudanças hormonais fazem com que o adolescente cresça, perca as roupas e se afaste da infância, e com o corpo de um adulto começa a ser cobrado pelos pais atitudes e comportamentos mais responsáveis, junto com essas mudanças corporais ocorre também as mudanças no humor e nos estados de ânimo o que faz com que os jovens vivam de uma forma mais intensa. O adolescente que está sorrindo ao mesmo tempo fica triste e irritado e vem a tão famosa fase “Ninguém me entende”.

Na verdade não é que ninguém o entende, o que acontece é que ele muda de humor e pensamentos muito rápido, se hoje ele ama uma pessoa, amanhã ele já finge que ela não existe. O Relacionamento com os pais ficam muito mais complexos, afinal, nem os próprios adolescentes se entendem, pois é muito intensa a suas emoções. Ele acaba sendo compulsivo, faz o que vem na cabeça, sem pensar nas consequências, e com isso vem a queixa dos pais, que acham que tudo o que os filhos fazem é definitivo, desta forma, ficam sem entender os filhos por um bom tempo.

Ressaltando que todos os comportamentos fazem parte do processo de amadurecimento e formação da identidade do adolescente que se transforma a partir de identificação com os próprios pais, por isso, os pais devem procurar responder as perguntas dos adolescentes com objetividade. Muitas vezes vemos os pais respondendo “não” aos adolescentes, ou na maioria das vezes realizando o famoso

“PING PONG” pergunta para a sua mãe ou pergunta para o seu pai, o que consequentemente deixará o adolescente o porquê da resposta do “não” e sem a resposta da pergunta realizada aos pais, o que acarretará em uma atitude agressiva da parte do adolescente.

Devemos lembrar que é difícil tanto para os pais como para os filhos a passagem do mundo infantil (de sonhos) para o mundo adulto (dura realidade), pois para os dois a um luto pela perda, para o adolescente a um luto pela perda do mundo encantado, cheio de ilusões, sonhos e doce, que é o mundo infantil, e para os pais o luto pela mudança do filho da fase infantil para a fase adulta.

O curso natural do desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com