TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Puberdade

Artigos Científicos: Puberdade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  1.014 Visualizações

Página 1 de 4

Crescimento e Desenvolvimento Puberal

Tiago Donizeti da Silva

1º Semestre Enfermagem

Profª Vicentina

UNIP São José do Rio Pardo

Campus II

A adolescência é uma fase a qual se define os padrões biológicos e de comportamentos do individuo, sendo que esta diz respeito a passagem da infância para a idade adulta, enquanto a puberdade refere-se as alterações biológicas quanto a crescimento e desenvolvimento, assegurando a capacidade de reprodução da espécie.

Puberdade

É considerada a etapa inicial da adolescência e caracteriza-se por dois tipos de mudanças no sistema reprodutivo sexual, a primaria e a secundaria. Também observa-se o processo de maturação corporal que ocorre juntamente com as transformações psicossociais e comportamentais, representando a adolescência.

As principais características da puberdade são o crescimento, mudanças nas características sexuais, maturação corporal, composição corporal e outras como voz e pressão arterial.

Puberdade Feminina

O primeiro sinal é a telarca que nada mais é do que o aparecimento das mamas e geralmente seis meses após ocorre o aparecimento dos pelos pubianos. A primeira menstruação ocorre em media entre os nove e quinze anos e o útero cresce para uma futura gravidez. Ocorre mudança também quanto ao tecido adiposo e no esqueleto.

Puberdade Masculina

Evidencia-se pelo aumento dos testículos que pode variar dos nove ao quatorze anos e em seguida aparecem os pelos pubianos e o aumento peniano. O processo culmina com a primeira ejaculação com sêmen. Os pelos axilares e faciais aparecem em media aos 12,9 e 14,5 anos.

Maturação Sexual

A avaliação da maturação sexual mais utilizada é proposta por Tanner que classifica tanto meninos quanto meninas de um a cinco, sendo que seis pontos é considerado pós puberal. A avaliação pode ser feita durante o exame físico ou através de pranchas ilustrativas, onde o próprio adolescente identifica seu estagio de desenvolvimento.

Velocidade de Crescimento

O desenvolvimento recebe o nome de estirão puberal que é a fase da vida (exceto o primeiro ano) em que o individuo mais cresce. Nas meninas normalmente ocorre na fase inicial da puberdade entre os estágios 2 e 3 e nos meninos entre 3 e 4 de genitais, sendo que a maioria atinge a velocidade máxima de crescimento no estagio 5.

Avaliação do crescimento

Para ser feita a avaliação deve-se saber a altura,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com