TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Puberdade e adolescencia: o que esta acontecendo comigo

Pesquisas Acadêmicas: Puberdade e adolescencia: o que esta acontecendo comigo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 6

PUBERDADE E ADOLESCENCIA: O QUE ESTA ACONTECENDO COMIGO?

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

RESUMO: A puberdade é um período da adolescência que se caracteriza pelas mudanças biológicas que ocorrem nessa fase da vida. Neste artigo será discutida a aplicação deste tema a alunos de uma escola de educação básica tendo como objetivo principal a instrução e esclarecimento de duvidas, visto que estão passando por essas mudanças e muitos não sabem como se comportar diante das mesmas. Será discutida também a importância dos professores de Ciências Biológicas orientarem seus alunos neste respeito, visto que é um assunto pouco ou não discutido no âmbito familiar

Palavras-chave: Mudanças, Puberdade, Adolescência, Higiene, escola, Experiência

INTRODUÇÃO

A adolescência compreende a faixa etária situada entre dez e vinte anos, e se constitui como uma fase crítica do processo de crescimento e desenvolvimento humano, marcada por numerosas transformações relacionadas aos aspectos físicos, psíquicos e sociais. Segundo Tiba (1994), é nesse período que a criança perde o modo infantil e sente as primeiras modificações corporais.

Diante dessas informações nota-se que muitos que estão nessa fase principalmente os mais novos entre dez e doze anos têm dificuldade em assimilar o que esta acontecendo com seu corpo, com seu estado emocional e com seus colegas ao redor.

Sendo assim faz se necessário uma intervenção nesse respeito com a intenção de prepará-los para estas inevitáveis mudanças. Infelizmente esse assunto dificilmente é abordado no âmbito familiar confundindo e dificultando ainda mais a aceitação de tais mudanças na vida do adolescente.

Durante o período de estagio supervisionado na Escola Estadual Levi Durães Peres, ao entrevistar as supervisoras sobre questões de deficiência de comportamento ou dificuldade de aprendizagem dos alunos, foi sugerido por elas à abordagem do tema de mudanças na adolescência. Identificou-se a necessidade devido o alto numero de alunos na faixa etária de 10 a 15 anos com maus hábitos de higiene e constrangimento devido o surgimento de espinhas, pêlos e outras mudanças decorrentes da puberdade e adolescência.

Com isso foi elaborado um projeto de intervenção cujo nome é PUBERDADE E ADOLESCENCIA: O QUE ESTA ACONTECENDO COMIGO?

Tendo como objetivo principal a instrução e esclarecimento de duvidas, visto que estão passando por essas mudanças e muitos não sabem como se comportar diante das mesmas. Essa intervenção visou orientar os alunos sobre o que realmente acontece com cada um de nos nesse período da vida, mostrar a esses jovens que essas mudanças são normais e que muitos já passaram e estão passando por essas transformações. Juntamente com as transformações corporais vem a necessidades de adquirir hábitos de higiene que antes não era de conhecimento deles como, por exemplo, no caso das meninas, o período menstrual requer muita atenção no uso e quantidade correta de absorventes, o cuidado e aparo de pelos axilares e pubianos; no caso dos meninos limpeza do pênis e prepúcio apos urinarem ou ao tomar banho, cuidado com pelos e barbas.

A INTERVENÇÃO

A palestra teve como finalidade orientar e instruir alunos do 7° ano com dificuldades em relação à aceitação e não conhecimento de mudanças em seu corpo. Fazendo com que esses alunos tenham uma melhor qualidade de vida em sentido físico e mental por entenderem o que acontece, bem como em aplicar os cuidados de higiene necessários.

O ensino de Biologia é de fundamental importância nesse respeito, devido à correria do dia-a-dia muitos pais não tem tempo ou oportunidade de sentar com seu filho e explicar o que realmente esta acontecendo com ele, assim muitos jovens passam despercebidos e quando os pais os notam já estão maiores que eles e com a voz totalmente diferente. Muitos sofrem por não saberem seu real lugar no mundo e sofrem com implicâncias de colegas por crescerem demais ou não crescerem, por mudarem a voz ou terem muitas espinhas. Os professores de ciências biológicas, no entanto estão aptos para abordarem esses assuntos em sala de aula a fim de ajudar esses adolescentes a lhe dar com essa fase um tanto quanto conturbada da vida, lembrando que além de conhecimento cientifico e didático o professor passou por essa experiência e sabe o quão difícil é passar sozinho e sem orientação por estas transformações na adolescência.

Reunimos cerca de 30 alunos do 7º ano para que fosse aplicado o projeto de intervenção sobre “Mudanças na adolescência e higiene pessoal”. A palestra foi realizada na sala de vídeo da Escola Estadual Levi Durães Peres. O professor regente esteve presente em quase toda a apresentação. Usamos o Data show para apresentação de slides, antes foi aplicada uma dinâmica com bonecos desenhados em papel manilha de tamanho real de um homem e uma mulher para a avaliação da aprendizagem dos alunos. Uma das acadêmicas deu início à palestra primeiramente foi abordando a questão da puberdade, se os alunos tinham conhecimento do que se tratava se por algum motivo esse tema lhes traziam constrangimento, se conheciam o próprio corpo e o corpo do sexo oposto. Os alunos se mostraram atentos e curiosos em relação ao tema apresentado. Logo em seguida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com