TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adolescência Normal

Artigo: Adolescência Normal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  189 Visualizações

ADOLESCÊNCIA NORMAL

Este livro esboça o estudo da adolescência no enfoque pscanalítico, os autores do livro analisam dois tipos de adolescentes o adolescente normal e os que são considerados adolescentes com distúrbios da personalidade.

No primeiro capítulo a autora cita que ao entrar no mundo dos adultos o adolescente perde definitivamente a condição de ser criança, e que é um momento crucial na vida que constitui a etapa decisiva que teve ínicio no seu nascimento. Essas mudanças psicológicas aparecem quando o corpo começa a mudar e levam a um novo tipo de relação com os pais e com o mundo. A autora insiste sobre o longo processo que leva o adolescente a diversas fases de indentidade. E conforme o adolescente vai superando os problemas é aconselhado que os pais concedam uma certa liberdade , já que o adolescente vai se tornando mais maduro, mas que não seja uma liberdade sem limites, tem que haver um certo controle.

Entre a relação da patologia e da adolescência, a autora enfatiza um mundo positivo, onde os pais agindo de forma positiva vão ter grande influência sobre o êxito ou fracasso da crise na adolescência. O adolescente precisa superar a perda do corpo de criança e também a forma como os seus pais agiam quando era criança, a patologia desses duelos aproximam o adolescente da psicopatia. A perda do corpo de criança impõe ao adolescente algumas privações, além de perder as características infantis, o aparececimento do sêmem e da menstruação impõe ao adolescente a definição sexual.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com