TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alexitimia, Desafetação e Pensamento Operatório

Por:   •  3/5/2018  •  Resenha  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  1.009 Visualizações

Página 1 de 2

Alexitimia, Desafetação e  Pensamento Operatório

Da grande diversidade de fatores que têm sido estudados para explicar o fenômeno da somatização, incluindo traços de personalidade, processos emocionais, a alexitimia tem sido um dos constructos mais avaliados. Sifneos (1973) propôs este conceito em consequência das observações clínicas de pacientes psicossomáticos, que eram pacientes entediados, incapazes de introspecção, e de falar acerca dos seus sentimentos. Daí a definição de alexitimia que etimologicamente significa, sem palavras para as emoções.

A alexitimia corresponde a um déficit na capacidade de usar processos cognitivos para regular as próprias emoções. Esta incapacidade engloba a dificuldade em identificar os próprios sentimentos; a dificuldade em descrever esses sentimentos aos outros.

Somatizadores vão mais vezes ao médico de clínica geral, estando mais vezes doentes por ano, alterando mais dias a sua atividade por causa dos seus sintomas, revelam-se mais ansiosos e deprimidos, com níveis mais elevados de alexitimia e com mais dificuldade no controle emocional.

A Alexitimia é uma incapacidade de se associar os afetos às representações mentais, não havendo palavras para as emoções.

Desafetação

Desafetação indica, o rompimento do indivíduo com seus próprios sentimentos. A desafetação leva o sujeito a encontrar dificuldades para apreender contrastes emocionais e discriminar tanto seus afetos quanto os das demais pessoas com as quais convive.

Pensamento Operatório

A Escola Psicossomática Francesa denomina de pensamento operatório, bloqueios na capacidade de simbolizar, representar e fantasiar.

O pensamento operatório, podemos dizer que o modo de pensar concreto e prático é uma defesa contra os afetos.

A dificuldade em fazer abstração leva a não admitir o mal localizado no corpo como de gênese psíquica; e a dificuldade de fazer representação psíquica ocasiona a carência na capacidade de simbolização.

O pensamento operatório, assim como a Alexitimia, são defesas intensas contra os estados emocionais primários, provocados por traumas psíquicos precoces.

Jussara Fitipaldi  RA 915118018

https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/1710/1/Somatiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Alexitimia.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com