TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização E Letramento

Trabalho Universitário: Alfabetização E Letramento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO:

Os nossos pais nos orientavam a ir para a escola sobre o argumento de “não ficarmos burros”, e para eles ler e escrever significava não “ser burro”. Hoje não nos basta saber ler e escrever, temos também que compreender e interpretar aquilo que estamos lendo e escrevendo para que possamos nos sobressair, fazermos a diferença.

Nesta ATPS vamos abordar o que é estar alfabetizado na visão das integrantes do grupo, ampliaremos a nossa compreensão sobre a concepção de texto, a relevância da leitura para o processo de alfabetização, a relevância de um adulto ler para a criança e da criança viver num mundo de leitura.

ESTAR ALFABETIZADO É...

Estar alfabetizado está muito além de decifrar códigos, é dar significado e sentido nas funções sociais que estão vinculados à escrita, é ser capaz de compreender diferentes tipos de textos e relacioná-los em um determinado campo social. O desenvolvimento da escrita não promove somente o desenvolvimento do intelecto, mas reflexão da diversidade do uso da escrita.

Durante anos acreditavam que os educandos deveriam primeiro conhecer as letras, junta-las, saber pontuação, gramática e só depois seriam capazes de compreender e produzir textos.

O trabalho da escrita na escola deve estar vinculado às funções comunicativas e sociais como escrever uma carta, uma receita, regras de jogos para que o aluno, com o passar dos anos, seja capaz de desenvolver de maneira organizada atividades distintas como ler, escrever, falar: reescrever, citar, parafrasear, ler para se divertir, para se informar, etc.

O que é estar alfabetizado na visão dos integrantes do grupo

“Ampliar os horizontes, ter uma nova visão do mundo, despertar para o conhecimento e ter discernimento de escolhas.” Autora: Kelly Cristina Carreiro Fraga

“Estar alfabetizado é ser capaz de ler e compreender um texto e conseguir expressar nossas ideias através da escrita, transmitindo a mensagem desejada.” Autora: Gisele Benassi Spadaro

“ É poder ter autonomia para lidar com as várias situações.” Autora: Solange Silveira Barbosa

“Descobrir um novo mundo. A criança começa a descobrir outros lugares e outras formas de se comunicar. O meu processo de alfabetização foi como se abrissem milhares de portas a minha frente quantas possibilidades e descobertas” Autora: Camila Maria Rodrigues de Lima

“É poder descobrir, sons e o significado de cada coisa é entrar para mundo das letras e formas, descobrir que através do conhecimento podemos avançar no saber.” Autora: Viviane Rodrigues Aquino

Baseado nas ideias de Faraco (2006) as várias etapas do processo de alfabetização e o desenvolvimento linguístico consistem em:

Decodificar: Reconhecer os símbolos e reproduzir os sons;

Ler: Reconhecer as palavras ao vê-las escritas e interpretá-las;

Escrever: Representar por caracteres, códigos ou sinais de maneira a ser compreendido;

Autonomamente: Ser capaz de realizar atividades sem a ajuda do outro;

Aprendizagem: Adquirir conhecimento através de um método de ensono;

Conhecimento: Aprendizagem e experiência adquirida, domínio de algum assunto, lugar.

CARACTERÍSTICAS INERENTES DOS DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS

Por todos os lugares que passamos seja em casa ou na rua nos deparamos com diferentes gêneros textuais, e para cada situação que ocorre no nosso dia a dia utilizamos algum gênero textual. Abaixo apresentamos as características dos seguintes gêneros textuais:

Conto: É uma ficção. Cria situações, universos e acontecimentos que não existem, que fazem parte da nossa fantasia ou imaginação. Apresenta narrador, personagens, ponto de vista e enredo.

Fábula: É uma narrativa que aproveita o desfecho para fazer uma reflexão de ordem moral. Trata de atitudes humanas como fortes e fracos, esperteza, ganância e no final aparece sempre a “Moral da História”, a fábula tende a ser breve, pois o intuito é passar somete um recado para o leitor.

História em Quadrinhos: É um pequeno texto que tem o balão como característica do quadrinho, esse balão sai da boca dos personagens que representa a fala ou o pensamento dele, geralmente é usado em letra de bastão e dependendo da forma da letra representa o estado emocional do personagem.

Lendas: Narrativas que representam uma fantasia passada através das gerações. As lendas geralmente tem caráter fictício, com o passar dos anos a história vai mudando a sua característica e conta histórias cientificamente não comprovadas, como acontecimentos sobrenaturais.

Poesia: Sua finalidade é fazer com que o leitor possa viajar nas metáforas, sentimentos, musicalidade, ritmo. É uma arte estética que edifica a natureza, seja ela humana ou não.

Atividades que envolvem a competência dos alunos na linguagem oral e escrita:

Hora da rima: Essa atividade tem como objetivo estimular a criatividade dos alunos, leitura e escrita.

Fazer uma breve explicação do que é rima e exemplificar. “João rima com Melão”. Daí por diante pedimos para que os alunos escrevam o que mais rimaria com João e leiam em voz alta para os outros alunos.

Telefone sem fio: falar uma frase no ouvido do aluno para que ele possa passar para o colega do lado, o que estimula a sua concentração e capacidade de escutar.

Textos cartilhescos:

1º O Elefante Edu

Letra E: Subo e faço um lacinho,

Escrevo um e enroladinho.

Elefante tem rabinho,

Que é um e tão bonitinho.

Eu escrevo elefante,

Com um e bem elegante.

2º O mosquito que escreve

O mosquito pernilongo

Trança as pernas e faz um M,

Depois treme, treme, treme,

Faz um O bastante obiongo,

Faz um S.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com