TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização E Letramento

Ensaios: Alfabetização E Letramento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  1.075 Palavras (5 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÂO

Com está nova atividade nos deparamos com novas possibilidades de descobrimos novidades sobre a educação infantil, é entender a dinâmica que está em torno desta realidade. Através dos estudos sobre está disciplina passamos a entender que com a ascensão da Revolução Industrial, o ingresso das mulheres no mercado de trabalho ouve a necessidade de alguém para tomar conta das crianças, diante desta situação ( o pai da Didática) Comenius, alimentou a ideia de fundar o jardim da infância inspirado pela ideia de froebel de que as crianças eram comparadas a arvores que precisavam ser regadas para crescerem , está ideia se propagou e vários estudiosos que desejavam dar voz e vida ao processo de aprendizagem de crianças com idade a frequentar o jardim da infância começaram a se despontar:

Pestalozzi que trabalhava na produção de disciplina tanto afetiva como de conhecimento.

Rousseau que defendia a liberdade e a curiosidade com a criação dos “Kindergarten” de Froebel em outra década espalhado por toda Europa ficou constatado que a criança pequena mereciam um cuidado maior e melhor, um auxilio melhor em seu desenvolvimento já foi muito discutido e ainda se tem muito a discutir sobre a educação infantil.

Nos dias de hoje ainda se trabalha para que a educação infantil seja uma base forte com alicerce, firme para que tenhamos a construção do conhecimento segura e firme.

E dai eu para nos da pedagogia surge a vontade de fazer a diferença, e dar voz ao que é necessário, obtendo uma grande vitória.

ETAPA 1

Habilidade adquirida pelo grupo: A compreensão da história da Educação Infantil.

Esta foto em linda ela se encaixa na década de 1970 :

SO 2/3 – pesquisa de fotos da Educação Infantil entre as décadas de 1950 e 1970.

Foto 1-escola Ângelo Volpato - Curitiba

www.ctaangelovolpato.seed.pr.gr.br

Nesta foto estão 32 alunos, sendo 17 meninos vestidos com beca preto e branca e 15 meninas vestindo vestido branco e a educadora se posicionou ao centro da foto e os alunos em fila intercaladamente.

Foto 2 –escola particular renovatus campinas

Escola particular renovatus.com.br

Nesta foto podemos dizer que mais ou menos estão no pátio 100 alunos sendo 50 meninos e 50 meninas podemos dizer que a maioria estão uniformizados ,estão posicionados em filas postura de respeito ambas cataram o Hino Nacional Brasileiro.

Etapa 2 Materiais escolares utilizados

,

cassia 64 anos relata quais os tipos de materiais eram usados em sua época de escola, caderno, borracha e a cartilha Sodré (Companhia Editora nacional)

Magda 47 anos conta com muita saudade de seu tempo de escola usava caderno lápis, ,lápis de cor, folha de papel almaço,canetinha, borracha, apontador, caderno de desenho, caderno de caligrafia.

-Uniformes da década de 1950 e1970 e os preparativos para ir a aula

Noticias. Bol.uol.com.br

EMEI Profª Neuza Silveira – www.Itapeva.SP.gov.br

Cassia 64 anos; na minha época escolar as criança iam uniformizadas á escola era saia preta com pregas e camisa branca com gravatinha Preta com listras branca.

Eu acordava muito cedo me arrumava tomava café e seguia para a escola com meu pai.

Magda 47 anos, meu uniforme era composto por um abrigo de elenca azul marinho e camiseta branca, se fosse branca poderia ter qualquer tipo de estampa desde que fosse criativa e coerente.

Eu estudava a tarde 12h tomava banho, 12h20min almoçava, 12h55min já estava em frente da escola esperando abrir o portão

-FORMA DE agrupamento.

-

Cassia 64 anos, sentávamos de 2/2 com muito respeito e atenção pra que a professora não precisasse chamar a atenção da dupla.

Magda 47 anos, pegou o finalzinho da situação descrita a cima mas como podemos ver pela foto tudo já havia mudado a educação já estava com uma estrutura nova e diferenciada.

- Procedimentos que ficaram na memoria.

Cassia 64 anos, havia um grande respeito pelo professor que somente de olhar acriança já sabia que teria que prestar contas do erro cometido.

Magda 47 anos minha professora era muito exigente porem muito carinhosa, sempre a tenta com a turma e sempre conduzindo a sala da melhor maneira possível.

- Melhores momentos vivenciados.

Cassia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com