TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Clínica o Perfume

Por:   •  4/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.870 Palavras (8 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 8

                                                        [pic 1] 

                                             UNIP GOIÂNIA – FLAMBOYANT

Isadora Nachreiner          RA: F123146

Isa Natália                        RA:

Maria Eduarda Martins    RA:

        O PERFUME

                                                      ANÁLISE CLÍNICA

 

                                           

                                                                                     INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo realizar uma Análise Clínica do Filme ‘’ PERFUME: A HISTÓRIA DE UM ASSASSINO’’ uma adaptação do livro best seller de Patrick Suskind. Essa obra se passa em Paris no Século XVIII e conta a estória de Jean-Baptiste Grenouille , um homem com uma incrível capacidade olfativa. Seu maior desejo é conseguir extrair os odores das mulheres, como consequência ele se envolve numa perigosa trama ao procurar a fragrância perfeita.

                                                                    RESUMO

Este filme nos conta a história de Jean-Baptiste Grenouille , filho de uma peixeira que o deu a luz e jogou no meio do lixo na banca de peixe, e já havia feito isso com 4 bebês, por consequência de seus atos acabou sendo condenada a morte por decapitação . Sendo assim Jean fica órfão, e acaba sendo entregue a várias amas, que não querem ficar com ele por um motivo: ele não possui cheiro , e isso naquela época de muita superstição era um sinal ruim, que causada medo. Depois de passar por várias amas, Baptiste chega a Jeanne Bussie, que depois de cuidar dele por um tempo, decide entregá-lo ao padre Terrier, que acaba o entregando a Madame Gaillard, uma jovem viúva que por conta de um problema que teve na infância perdeu o sentido do olfato para sempre, tornando-se uma pessoa amargurada , mas justa. Como a Madame não é capaz de sentir cheiros, não notou a peculiaridade de Jean, e cuidou dele, juntamente com outras crianças que viviam em sua casa, que o odiavam e temiam por não ter cheiro.

Foi na pensão da Madame Gaillard que descobriu seu dom: conseguia cheirar todos os odores do mundo, com madeiras, ferro, os cheiros mais imperceptíveis ele conseguia sentir, e guarda-los na memória, de modo a criar seu próprio mundo, um mundo onde ele era o centro das atenções, o mais maravilhoso dos seres, o melhor e mais perfeito. Jean queria cheirar todos os odores, saber de onde vem, decorar seus nomes e conseguir ‘’guardá-los’’, extraí-los dos seus corpos e matéria e fazer com que se tornassem algo palpável , algo que pudesse ter fisicamente.

Quando a pensão acabou, Jean foi entregue a Grimal, um curtidor de peles que o fez seu aprendiz no ano de 1747. Grenouille esteve sob seus comandos até cerca de 1753, quando decidiu ser aprendiz de um famoso perfumista, Guiseppe Balidini. Tal motivo deveu-se ao fato de Jean ter sentido pela primeira vez o cheiro mais puro e belo de todos, o cheiro de uma mulher, um odor que para sempre ficaria gravado na sua memória ,um odor que queria para si, e que queria aperfeiçoar , o odor de uma jovem na Rua des Marais, e sua primeira vítima.

Foi no atelier de Balidini que começou a criar os seus primeiros perfumes, com o dom maravilhoso que tinha, conseguia criar perfumes tão bons que fez com que Baldini enriquecesse. Depois de conhecer tudo que podia ali, em termos de processos de destilação e extração do perfume, Jean partiu em busca de mais formas de criar perfumes , em especial a que seu professor Baldini sempre lhe faava , da odorização a frio, quente, e a óleo, que havia na Cidade de Grasse.  

No caminho de Grasse, agora com 18 anos, ele encontrou uma elevação vulcânica na qual passou a morar em Auvergne, lá descobriu um lugar isento de odor humano e reles, que ele achava horrível. Por isso decidiu ficar , por sete anos nada mais fez, a não ser viver nos seus sonhos, criando para si mesmo um universo maravilhoso, um reino somente seu, no qual ele era o rei supremo que iria acabar com todos os odores horrorosos, aqueles que poluíam e o enojavam , deixando apenas o que ele gostava. No entanto seu mundo perfeito acabou por ruir, ao lembrar de um maravilhoso cheiro, nos seus sonhos, o cheiro da jovem que tinha assassinado. E isso fez com que tomasse a consciência do seu próprio odor aquele que não tinha, nesse momento ele ficou desesperado, com medo, de que ficaria sem cheiro pra sempre, sem sua marca, seu mistério.                                              

Partiu então em busca de seu odor, prometeu criar seu próprio odor, o mais belo, o mais perfeito e deslumbrante perfume de todos, aquele que fariam com que as pessoas de toda terra o amassem . Porque ele queria ser amado, e não ignorado e abandonado por todos, pois ele sabia que pelo fato dele não ter cheiro, as pessoas o menosprezava.  

 

                                                                          Análise Clínica

Jean Baptiste antes mesmo de nascer era indesejado por sua mãe, seria o quinto filho em que ela sob uma banca de peixes o abandonará após o parto esperando que ali morresse como todos os outros. Só que ele tinha a sensibilidade e o olfato muito aguçados, e conseguiu sobreviver a meio de tanta sujeira e condições precárias para um recém – nascido e essa característica teria que ser uma das suas maiores virtudes, mas acaba se tornando sua maior fraqueza. Jean teve um passado muito sofrido, sua mãe o havia tratado como uma ‘’coisa’’, e não como um indivíduo merecedor de valor e carinho e desde pequeno Jean experimentava o abandono e desamparo, crescendo sem saber o que é amor e cuidado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (108.3 Kb)   docx (920.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com