TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Experimental

Artigos Científicos: Analise Experimental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.607 Palavras (7 Páginas)  •  751 Visualizações

Página 1 de 7

Análise de comportamento em laboratório

Este relatório foi elaborado a partir de práticas laboratoriais realizadas em dois momentos distintos de visitas ao labotatório, referente a disciplina de Psicologia Geral e Experimental, na Universidade Unip, Campus Chácara II, SP. No entanto, antes de apresentar o relatório é necessário percorrer pelo conhecimento teórico que embasou estes experimentos. Para isto, apresenta-se aqui uma rápida explanação sobre NO (nível operante) , CRF (frequência do reforçamento contínuo).

NÍVEL OPERANTE (NO)

A prática de nível operante consiste na observação dos comportamentos do sujeito experimental, antes que qualquer operação experimental seja introduzida modificando o mesmo. Tudo o que o rato tem que fazer é ficar nesta caixa, "explorando o ambiente".

São os comportamentos, entre eles os reflexos inatos do sujeito. Nos reflexos inatos há sempre uma alteração no ambiente que produz uma alteração no organismo. Todas as espécies animais apresentam comportamentos reflexos inatos, esses reflexos são uma preparação mínima que os organismos tem para começar a interagir com o seu ambiente e para ter chances de sobreviver. Exemplo: se você colocar o seu dedo na boca de um recém nascido, automaticamente ele irá sugar o seu dedo. Da mesma forma, quando o seio da mãe entra em contato com a boca do bebe uma resposta semelhante é observada (sucção). (Medeiros, 2007)

Esses reflexos são muito importantes para nossa sobrevivência, fazem parte do repertório comportamental de animais humanos e não humanos, desde o momento de seu nascimento por isso chamado de reflexos inatos.

REFORÇAMENTO CONTÍNUO (CRF)

No esquema de reforço contínuo(CRF), todas as respostas, são reforçadas. Este é o melhor esquema a ser usado para fortalecer inicialmente um comportamento (ou apoiar a aquisição de um novo). Sob um esquema de reforço contínuo, toda a resposta desejada é reforçada. Isto é, cada vez que o organismo emite o comportamento desejado ele é reforçado. Trata-se da forma mais rápida de estabelecer um novo comportamento e do esquema mais eficiente para ser usado num procedimento de modelagem. O reforço contínuo numa frequência alta pode resultar em saciação. É de extrema importância que se varie o tipo de reforço usado, a fim de se obter a máxima eficácia.

O termo reforçamento contínuo descreve um arranjo no qual a resposta é sempre seguida por um reforçador. Os “esquemas de reforçamento” são definidos como “o modo exato pelo qual a ocorrência do reforço é programada como conseqüência de um determinado número de respostas, de um certo tempo entre respostas, de qualquer outra característica temporal ou quantitativa das respostas”.

Discussão

Nível operante

No primeiro momento observamos os comportamentos do animal (rato) que produzem mudanças substanciais no ambiente, verificamos seu nível pré-experimental, prática essa denominada como mensuração do Nível Operante, ou seja, o nível em que o sujeito opera sobre o ambiente antes de qualquer intervenção experimental. Este registro é importante para uma comparação de antes e depois da nossa intervenção, e verificar se esta teve efeitos sobre o individuo.

GRAFICO

No primeiro momento, observamos o comportamento inato do rato, onde ele apenas explora o ambiente. Não há reforços, somente observação do comportamentos, sendo eles, farejar, se limpar, levantar e pressionar a barra.

Reforço contínuo

Posteriormente inicia-se a primeira prática, que foi a de CRF, reforço contínuo, onde foi necessário aplicar o método de aproximações sucessivas para que o rato condicionasse o comportamento de pressionar a barra, para aí sim iniciar a prática de reforçamento contínuo.

GRAFICO

Nesse momento, o animal ja começa a ser reforçado com o alimento, em primeira estancia, toda vez que chega perto da barra, depois quando chega mais ainda, posteriormente ele irá se levantar e aprender que se bater na barra, ele obterá o alimento, e é isso que é feito, o animal aprende a bater na barra e toda vez que bate com o propósito de ser compensado com o alimento, nesse momento o comportamento do animal é insessantemente reforçado e consequentemente modelado.

Nível operante e reforçamento contínuo

No registro de nível operante é importante para saber como o sujeito se comporta antes da intervenção, assim podemos notar se essa intervenção alterou ou não seu comportamento.

É a forma como o sujeito opera sobre o ambiente antes de qualquer intervenção experimental ou seja é como os indivíduos se comportam em um determinado ambiente antes que qualquer manipulação seja feita a fim de modificar seu comportamento. O procedimento, é feito a partir de uma ficha onde acontece a marcação de seus comportamentos de pressionar a barra, farejar, levantar e limpar-se.

No experimento de CRF também conhecido com reforço contínuo que prevê o fortalecimento de um determinado comportamento por meio de um reforço positivo. Esse método de fazer o sujeito evoluir seu comportamento gradativamente é chamado de método de aproximações sucessivas, que pode ser descrito como um procedimento que envolve reforçamento positivo de resposta que, a princípio, só ligeiramente se assemelham ao comportamento terminal pré-estabelecido, neste caso é o comportamento de pressionar a barra. Através de um processo gradual, as respostas que se assemelham cada vez mais ao comportamento terminal são, sucessivamente, condicionadas até que o próprio comportamento terminal seja condicionado. Em relação a isso, podemos concluir que o comportamento do rato, portanto, que o rato ao chegar perto da barra, era reforçado, ele consequentemente começou a notar que ao chegar perto, receberia o reforçador (comida), continuava obtendo a mesma resposta, e aprendeu a chegar cada vez mais perto e em seguida obtendo respostas mais próxima da barra, até que a mesma fosse pressionada. Portanto, podemos relacionar com um estímulo discriminativo (SD), onde o rato possui uma consequência reforçadora para o comportamento que produz, esse estímulo discriminativo é estímulos que antecedem uma resposta e fornecem a ocasião para que ela ocorra. Está correlacionado com o reforço. O objetivo é notar a resposta de pressão a barra em uma frequência maior do que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com