TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Fenomenológica Admirável Gado Novo

Por:   •  16/10/2016  •  Resenha  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

        

        A música Admirável Gado Novo foi composta nos anos de ditadura militar, o qual a exposição de ideologias, opiniões, críticas eram amplamente descriminalizadas, julgadas e proibidas. As mensagens que eram expostas nas músicas eram mascaradas, entretanto elas conseguiam chegar aos ouvidos complacentes da causa e atingir várias pessoas.        

        É clara a relação que o autor faz da música com a maior parte da população. “A massa” que busca a todo momento novos horizontes, tentando construir um futuro em meio a muitas dificuldades, que doa mais do que recebe e não se cansa de ter esperança e buscar forças para continuar na luta pelos seus objetivos.

Nota-se que é colocado o gado como se fosse a população, um povo que “permite” ser dominado pelas cercas e pelo ferrete que os marca, resultado de um governo opressor e violento que os faz ficar trancafiados na ideologia que é imposta, excluindo a possibilidade de admirar o mundo que existe fora das cercas por causa da vigilância constante e censura a quaisquer manifestos de intolerância ao governo.

“O povo foge da ignorância, apesar de viver tão perto dela. ” O sistema monitora tudo e a todos, e busca sempre fazer com que a “massa” viva ás cegas e não se manifeste sobre os acontecimentos.  O medo da opressão faz com que dois caminhos se abram: o caminho para aqueles que preferem viver suportando o que era imposto de forma agressiva e ás vezes até mesmo abusiva, esperando um milagre acontecer, como a Arca de Noé; e os que tentam de toda forma não se deixar levar por essa ignorância, o desprezar dos acontecimentos, e lutam para que haja uma mudança socialmente e politicamente. Esses últimos “sonham com melhores tempos idos, contemplam essa vida de uma cela. Esperam novas possibilidades de verem esse mundo se acabar. ” O mundo que desejam que acabe é este o qual a música toda está inserida, o mundo opressor que prefere atirar antes de ouvir a defesa, que impõe cercas ideológicas e marca a população que busca todos os dias acabar com a desigualdade social.

O autor mostra uma insatisfação com a população que se cala e deixa levar-se pelo regime que é imposto. É como se os sonhos não fossem demasiadamente importantes a ponto de fazer com que haja luta e força ao invés de conformismo e uma espera para um milagre. Entretanto, existe uma felicidade em simplesmente ser alguém, alguém que apesar das dificuldades ainda almeja dias melhores e ainda tem coragem para fazer isso acontecer. É uma dualidade de sentimentos sobre a massa, que apesar da triste realidade ainda tem algum resquício de esperança.

Continuamos nesse mundo capitalista e selvagem que tenta o tempo todo nos moldar de acordo com a sua necessidade. Uma parte da massa, ainda é gado marcado que vive em celas, mas grande parte já saiu por aí a fora, longe do curral que os cercava, passando longe da porteira que os prendia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com