TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Orientada A Objeto

Monografias: Analise Orientada A Objeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1.

Passo 1 Especificações do Sistema Hospitalar:

- O sistema atenderá a um hospital com diversas unidades de tratamento (ala do hospital).

O sistema deve ter controle dos pacientes e seus últimos atendimentos. O controle envolve a ala onde foi atendido, o médico que atendeu e qual a enfermidade do paciente, durante a criação dos atendimentos deve ser gerenciada a disponibilidade de leitos e médicos para o atendimento.

- Cada unidade de tratamento pode ser ocupada por diversos pacientes e conter vários equipamentos médicos.

Devido a um mesmo médico atender “n” pacientes em um mesmo dia, um mesmo equipamento poder realizar “exames, e uma mesma especialidade poder ser atendida por “n” médicos, o sistema deve permitir a população de uma mesma unidade de tratamento por “n” pacientes e “n” equipamentos ou médicos.

- O cadastro de informações no sistema é feito pelo (a) enfermeiro (a).

Neste ponto discordamos da ATPS, o atendente de um Hospital não necessariamente é, ou na grande maioria não é, um (a) enfermeiro (a).

- O cadastro de pacientes é feito com nome, idade, sexo e tipo de enfermidade.

Para evitar uma duplicidade de cadastro e uma melhor triagem no atendimento, não somente nome deve ser uma informação necessária, mas bem como idade, o sexo e mais importante o tipo de enfermidade para o direcionamento para a unidade de tratamento correta. Porém acreditamos também que é uma informação necessária a forma de pagamento, se é particular, ou convênio. Pois nem todo convênio cobre todas as especialidades e exames.

- O cadastro de médicos é feito com nome, CPF e respectiva especialidade.

O cadastro do médico deverá ser feito com nome, CRM e especialidade, pra um médico dentro de uma unidade Hospitalar nenhum documento tem mais peso que seu CRM, então seu CRM deve ser sua identificação primária em sistema podendo até ser usada como login.

- Os médicos são usuários do sistema – cadastro de login e senha - e têm permissão para consultar as informações dos pacientes.

Para um melhor registro de consultas, o médico deverá ter login e senha para que o sistema possa informar quem e quando foi feito alteração de dados do paciente no sistema, para que a ficha médica que é confidencial e protegida pelos termos da lei, tenha sua devida confiabilidade.

- As solicitações de exames são feitas para pacientes cadastrados e devem apresentar, necessariamente, o nome do paciente, nome do médico, tipo do exame e o laboratório responsável.

Evitando dualidade nos procedimentos, o sistema de exames deverá checar os dados de nome de paciente, médico que requisitou o exame, laboratório responsável pelo exame, e se o convênio do paciente cobre ou não tal procedimento.

Passo 2. Funcionalidades.

As funcionalidades consideradas fundamentais para o sistema solicitado pelo cliente são;

• Cadastro de pacientes contendo nome, idade, sexo e tipo de enfermidade. O cadastro de pacientes é fundamental para uma melhor organização e atendimento;

• Solicitação de exames de pacientes. Necessário para o agendamento de exames;

• Cadastro de médicos contendo nome, CRM, especialidade e seus respectivos logins;

• Cadastro dos equipamentos. Para controle e indicadores para alguma melhoria ou necessidade;

• Consulta de informações dos pacientes, efetuada pelo médico para verificar a situação de cada paciente.

• Consulta de especialidades e/ou unidades de tratamento e equipamentos médicos disponíveis;

Passo 3.

Objetivos Principais do Sistema Hospitalar: Possibilita o (a) atendente o cadastro dos pacientes (cadastra o nome, idade, sexo, convênio e a enfermidade que o paciente possui), o (a) atendente cria o perfil de acesso dos médicos, e uma senha com login, para que os mesmos possam acessar as informações dos pacientes. Verifica a disponibilidade dos médicos e quais estão disponíveis, verifica as consultas marcadas, solicita exame gerando-o com o nome do médico, paciente e local que será feito.

O Sistema cadastra cliente, médico, ala e equipamentos. Cria um registro de atendimento com um histórico das enfermidades e tratamentos no que auxiliará os médicos. Ao criar um atendimento, ele controlará todas as disponibilidades de médicos e aparelhos, além de gerenciar a agenda de consultas já marcadas.

Etapa 2

Diagrama de Classe

Etapa 3

Diagramas de Caso de Uso

Etapa 4

*O cadastro de cada classe terá 03 passos para acesso: Inserir, editar e excluir.

As classes a cadastrar são:

Unidades, alas hospitalares, especialidades, convênios, leitos, equipamentos, enfermeiros,

médicos, funcionários e clientes.

Em todas as classes haverá instância. Exemplos:

>UNIDADE HOSPITALAR

ID

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com