TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Sistêmica

Por:   •  15/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.055 Palavras (5 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 5

Curso: BACHAREL EM TEOLOGIA

Turma:

Data:

Disciplina: INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA

Professor(a) Formador(a):   Flávio Hasten Reiter Artigas

Valor: (1,0)

Acadêmico(a):

RA:

Polo:

  • Breve apresentação do método de abordagem: Análise sistêmica.

Surgindo como uma nova maneira de perceber o mundo, o modelo sistemico procura observar o comportamento a partir das inter relaçoes , esse novo paradigma, possui um nivel de complexidade crescente, pois pensa na construcao da saude e da doenca mental construidos nas relacoes.  Definida da seguinte forma por Bertalanffy "implica numa fundamental reorientação do pensamento científico ( BERTALANFFY, 2008, p.3).

Nesta visao tudo esta dividido em partes bem definidas que interagem entre si, também de forma complexa. Assim o paradigma sistemico almeja ser aplicado em todas as ciencias sociais, exatas e  naturais .  com um novo olhar sobre a perspectiva do pensar da ciência, esta abordagem avançou os paradigmas e trouxe para o cenário das relações humanas mais compreensão devido a sua complexidade e entendimento sobre o todo e não apenas as partes.

  • Análise sistêmica das personagens do texto bíblico em questão quanto à psique masculina/feminina, religiosa/espiritual.

Tendo em vista o contexto da época, onde as mulheres não tinham voz, eram discriminadas e colocadas em segundo plano, nota-se a coragem e a determinação dessa mulher dita pecadora que não se importou com o que iam falar ou pensar dela e com com humildade beija os pes de jesus em sinal de  gratidão e admiracao, confiante ela derrama sobre ele um frasco de alabrasto de oleo aromatico que  havia trazido em homenagem a ele.

 Ela acreditava em Jesus e sabia pela fé que Ele poderia salvá-la e libertá-la dos pecados, agiu de forma espiritual.

Já Simão autoconfiante, orgulhoso, precoconceituoso, queria apenas fazer o social com Jesus, fazer-se educado e cortes de forma religiosa, Simão não conhecia Jesus como aquela mulher o conhecia.

Jesus usou de seu exemplo para abrir os olhos espirituais de Simão e mostrar o quanto ele também era pecador e que Jesus tinha discernido até mesmo seu pensamento, mostrando-lhe não só a Simão, mas a toda sociedade que Jesus perdoa todos os pecados. O amor de Jesus excede todo conhecimento e sem fé é impossível agradar a Deus. Também se sabe desde antes de Jesus ainda que Deus não vê como o homem vê, pois o homem vê a aparência, mas Deus vê o coração, portanto, agir como Jesus é perdoar, sem querer medir os pecados ou comparar as pessoas.

Conceituando essa passagem bíblica com a abordagem sistêmica fica claro a questão da totalidade que diz que uma mudança em uma pequena parte causa mudança no todo, ou seja, a mulher pecadora representa a parte menor no contexto social da época, porém, ela teve uma atitude impactante, onde também percebemos o conceito aplicado a prática de retroalimentação positiva, fazendo com que aquelas pessoas presentes saíssem da inercia da religiosidade, fez com que as pessoas verdadeiramente pensassem quem é Jesus.

Pode dizer também que o fariseu estava com uma postura machista e deixando aflorar seu orgulho e autossuficiência tanto diante da mulher como de Jesus, já a mulher deixou sobressair suas características femininas, o cuidado com Jesus, a oferta de algo de valor para ela que seria aquele perfume e as lágrimas que lavaram os pés de Jesus dizem muito da sensibilidade feminina.

  • Relação das palavras de Jesus com as personagens: Comportamentos tratados e reações esperadas.

As palavras de Jesus trouxeram uma análise social para aquele povo, a partir do momento que Jesus perdoa os comportamentos pecaminosos da mulher, a bíblia não cita, mas que provavelmente seria a prostituição, foi um ato de amor para todos os demais pecadores, o povo se impactou, muitos assim como Simão criticaram e duvidaram da Santidade de Jesus por ele ter aceitado aquela mulher, mas percebesse que muitos outros foram tocados por esse amor e também começaram a ver Jesus de forma amorosa e perdoador assim como esta mulher, que não tem seu nome citado na bíblia, mas foi muito importante na época e é até mesmo nos dias atuais, representando muitas mulheres que ainda vivem no pecado, não apenas o sexual, mas em muitas outras obras da carne.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (182 Kb)   docx (879.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com