TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Zelig

Por:   •  27/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

Análise – Zelig

Questões:

  1. Como uma pessoa *desenvolve a sua identidade?

A - O que influencia?

B - O que falta?

C - A importância das relações afetivas.

  1. Que mecanismos psíquicos, motivos afetivos e necessidades emocionais fazem Zelig se transformar?
  2. Discuta o atendimento psicológico que Zelig recebe.

  1. Nós seres humanos não nascemos prontos. Temos nosso primeiro contato com a identidade pessoal em nossa infância, como exemplo – quando uma mãe pergunta a seu filho quem é o “bebê da mamãe” e este aponta para si mesmo ou fala o próprio nome. Nossa identidade se desenvolve a partir dos meios que somos inseridos e das influências externas. Se vivemos em um ambiente onde se prega a afetividade, a generosidade, sinceridade e outros, logo teremos isso conosco, entretanto não podendo generalizar, há casos onde o indivíduo está inserido em um meio violento e com pessoas agressivas, mas este não desenvolve uma identidade conforme os fatores, e sim a vontade de ser diferente e transmitir boas ações a terceiros.

Logo podemos dizer que a identidade pessoal pode ser criada com fatores externos, mas não é apenas com isso, pois cada indivíduo possuí a capacidade de saber o que lhe fará bem.

  1. Vemos na personagem Zelig um Transtorno de Personalidade, onde este se remete a assumir características de quem o rodeia. Esse fator pode ser justificado pelas relações negativas que a personagem sofreu em sua infância. No filme, em uma das cenas que este aparece em estado de hipnose, diz que sofria com a violência de seus familiares e do mundo externo, e também que precisou em um momento se igualizar com os gostos literários dos demais. Contudo, vemos a 1inversão de seus desejos, a 2adoção de regras e comportamentos que não lhe pertencem, 3assimilação de características alheias e 4repressão de sentimentos, ideias e desejos, estes sendo inseridos por Zelig par proteger-se de sua própria personalidade.

1Formação reativa, 2introjeção, 3identificação e 4recalque


  1. Como já dito, a personagem Zelig apresenta um Transtorno de Personalidade, e no período histórico em que o filme se passa, os tratamentos não eram precisos e muitas vezes prejudiciais. Entretanto, vemos uma maneira simples e sincera em que esse é tratado, o afeto. O que faltava na vivencia de Zelig, não era hipnose, psicoterapia ou outras, mas sim um indivíduo disposto a mostra-lhe que seu interior possui características únicas, que este pode sim possuir opiniões distintas dos demais, que pode cometer erros e acertos. Estes fatores foram os principais para mostrar a Zelig que suas características são únicas, e que estás fazem parte da sua identidade pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com