TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do filme Xingu

Por:   •  17/4/2015  •  Resenha  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  833 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

ANÁLISE DO FILME XINGU

SÃO PAULO

2015


CAROLINE BALBINO

ANÁLISE DO FILME XINGU

                Trabalho apresentado à Professora CELIA BISPO da disciplina RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS NO BRASIL  da turma PS3A33 , turno MANHÃ  do curso de PSICOLOGIA.

     

Universidade Paulista - UNIP

São Paulo, 9  de abril de 2015.

                                                                                                3

INTRODUÇÃO        4

CAPÍTULO I - ANALISE DO FILME “XINGU” DE CAO HAMBURGUER.        5

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

 1-INTRODUÇÃO              

                Analise do filme “Xingu” de Cao Hamburguer. A  analise desse filme nós permite visualizar dentro dos conceitos da Psicologia o processo de aproximação dos brancos com o Índios.

De que forma ocorreu essa aproximação e qual a relação do índio com o branco. Nesta analise vamos encontrar traços de afetividade e vamos ter também uma noção política da visão índio versos sociedade.

Vamos ver juntos que é possível convivermos e aprendermos com os índios, e eles como Etnia são de suma importância para a nossa historia como nação.


CAPITILO 1

ANALISE DO FILME “XINGU” DE CAO HAMBURGUER

O filme conta a historia dos irmãos Villas-Boas, sendo narrado pelo Claudio Villas-Boas (interpretado por João Miguel), se passa na década de 1940, com os irmãos Villas-boas em busca de aventura e de conhecer novas terras. Eles se passam por analfabetos para conseguir através de programas do governo da época adentrar nas áreas do Mato Grosso do Sul, sendo esse programa chamado de “Abrindo Caminho para o Descobrimento do Brasil”, deixando para trás uma vida confortável e bons empregos.  

Quando eles chegam à região do Mato Grosso do Sul se deparam com dificuldades ao adentrar esses territórios, sofrendo ameaças dos índios que viviam por lá. Assim como relata o filme Claudio analisa o comportamento e tenta uma aproximação com a entrega de presentes e utensílios, (da mesma forma que ocorrera no descobrimento do Brasil) conseguindo se chegar à primeira tribo e criando vínculos afetivos com o Pajé, eles conseguem ser recebidos e iniciam um convívio com os primeiros índios conhecendo e aprendem sua cultura, (costumes e dialeto) mostrando-se encantados pela riqueza cultural que encontram.

Claudio começa a fazer relatos do que encontra em seu diário, descrevendo tudo e qualquer relação e as necessidades dos índios identificadas, assim depara-se com uma relação conflituosa entre indígenas, peões, fazendeiros e políticos que tinham como finalidade a ampliação de campos de pouso e acordos políticos de delimitação de terra.

Ele nota que para os índios, os brancos eram invasores, já para os brancos, o índio era o selvagem. O território indígena foi alvo de cobiça por parte dos fazendeiros e ruralistas que atrás de violência e massacre tentavam tomar as terras dos índios para transformar em latifúndio.

Os irmãos Villas-Boas tentam proteger os índios e através do conhecimento político iniciam uma tentativa de salvamento. Mas a chegada dos irmãos nos mostra como os “brancos” interferiram no ambiente dos índios de forma negativa, pois em uma das passagens do filme parte da tribo morre por conta de uma gripe, sendo essa considerada uma peste. Claudio percebe o quão mal essa relação pode ser e passa a sentir culpa pelo que pode ocorrer com os índios dali em diante, sem contar que esse vínculo efetivo se direciona também na relação de homem e mulher com as índias que passam a ser uma diversão para um dos irmãos.

Iniciando uma busca por novas tribos os irmãos Villas-Boas e sua expedição saem oferecendo ajuda médica, essa interação com novas tribos segue o padrão primeiramente apresentado. O contato inicial na maioria das vezes ocorreu por entregas de presentes e demonstrando suas boas intenções, algumas tribos tinham maior abertura para o contato por já existir aproximações anteriores e alguns índios já trabalharem para os brancos, outras haviam certa dificuldades devido aos massacres já citados aqui, onde,  algumas tribos chegaram a ser até violentas como a Xavantes, descrita no filme. Um ponto importante é, verificarmos as diferenças das próprias tribos indígenas, seus costumes, crenças, culturas, forma de vida e valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (119.9 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com