TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Filme Xingu

Trabalho Escolar: Resumo Do Filme Xingu. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  2.997 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo do Filme Xingu

Quando se termina de assistir ao filme “Xingu”, a impressão que se tem é que desconhecemos o Brasil amazônico e, particularmente, a história e a beleza pujante da região do Xingu, a história dos irmãos Villas Boas – Orlando, Cláudio e Leonardo -, que iniciaram uma aventura na década de 40, numa expedição que se transformou numa saga, culminando com a criação duas décadas depois, em 1961, de um grande parque, um território totalmente indígena.

Misto de documentário e drama, o filme trafega bem pelas duas vertentes da cinematografia. De início, mostra a partida, dentro da mata, da expedição Roncador-Xingu, em 1944, que tinha o objetivo de desbravar parte da região Centro-Oeste e Amazônia, praticamente desconhecida até então. O ápice é o primeiro contato feito com índios à beira do rio, numa praia, onde, de um lado, as flechas em riste, prontas para o combate, e, de outro, os irmãos Orlando e Cláudio, que conseguem contatar e pacificar a primeira das tribos dos índios Kalapalo sem uso de armas.

A partir de então, o recheio que se passa a mostrar é a convivência pacífica entre os homens da expedição e os índios. Uma coparticipação. Com ajuda dos indígenas, a expedição consegue abrir picadas para construção de pistas de aeroportos. Mas de repente, um surto de gripe assola a aldeia e extermina quase a metade da população. Fica a lição para os Villas Boas de que a doença, o vírus da gripe, levada por eles próprios, pode exterminar uma tribo inteira. Mas por outro lado, de uma vez para sempre, os irmãos passam a defender os indígenas em seu território, a fim de mantê-los longe de doenças.

O filme passa, então, a mostrar a defesa e a luta para a criação de um parque indígena. A ideia era juntar várias tribos num só parque, onde, inicialmente, ficariam protegidos do contato com a cultura dos grandes centros urbanos. Os militares, por sua vez, queriam construir uma base militar na Serra do Cachimbo, onde também havia tribo indígena. A negociação tratou de ceder a Serra dos Cachimbos para que fosse criada a base militar e, em compensação, uma grande área, com 27 mil quilômetros quadrados, comparável ao tamanho da Bélgica, estaria definitivamente sacramentada como Parque Nacional do Xingu, para abrigar os índios da região.

O filme Xingu demarca a atuação dos irmãos Villas Boas entre as décadas de 40 e 60, mostrando as diversas dificuldades enfrentadas pelos irmãos em sobreviver por décadas na região. Leonardo, um dos irmãos, é desligado do trabalho depois de envolvimento com uma índia devido a gravidez. Praticamente igual fato acontece com o irmão Cláudio, que também se envolve em uma aventura amorosa com uma índia com reflexo na geração de uma criança. Orlando, ao contrário, casa-se com a Marina, que trabalhava no posto do Parque como enfermeira no meio de um ritual indígena, que salta os olhos devido a beleza da cerimônia.

O filme ‘Xingu’, enfim, agrada plenamente como documentário, por revelar fatos que deveriam povoar as salas de aula de todo país. Também quanto a beleza do rio Xingu, que entre os grandes rios da Amazônia é tido como o mais bonito. O que o filme não convence totalmente é no aspecto dramático, pois as histórias pinçadas de amor pode se resumir a apenas uma: A paixão sem medida dos irmãos Vila Boas pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com