TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme Xingu

Ensaios: Filme Xingu. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 3

No filme em 1940, mostra a historia de uma missão de 3 irmãos, os irmaos Villas-Boas. Cláudio o corajoso e solidário, Orlando o articulador racional e Leonardo o jovem passional e impulsivo. Os três decidem viver uma aventura.

Logo no inicio do filme, eles fazem uma especie de ‘alistamento’ a marcha para o oeste, organizada pelo governo, tal marcha que era so para analfabetos e peões. eles com bons estudos e empregos, se vestem como tal com roupas sujas e surradas em tons bege, para conseguir um lugar nessa missão.

Essa missão pelo Brasil Central, a procura de lugares desconhecidos, uma especie de ‘terra sem dono’ para o governo, mas que na verdade existiam donos, os índios. Na primeira noite na mata em volta a uma fogueira perceberam a presença dos índios.

Os irmãos e os homens das missões trajavam camisas com regatas por baixo, calças, botas e chapeis, e também usavam uma especie de suporte em suas calças para as armas de fogo e facas.

Logo no inicio já se percebe as maravilhosas paisagens das matas, com muito verde, e um rio que eles se banhavam e também usavam para andar de barcos, como meio de transporte.

Andando de barco pelo rio, eles se depararam com alguns índios e finalmente fizeram o primeiro contato com eles. Os índios de pele escura e cabelos liso, trajando um tipo de palha, apenas cobrindo as partes intimas, homens e mulheres, e as mulheres com os seios de fora e com colares, o ‘chefe’ da tribo cacique usava brincos que acredito que seja de penas, nas cores pretas, vermelhas e amarelas, e um colar branco, todos estavam descalços.

Os irmãos ao conhecerem a tribo e terem mais contatos com os outros índios, ficaram maravilhados com a beleza do lugar, e simpatia e curiosidade dos índios com eles e vice-versa.

Os índios juntamente com os irmãos, e os outros homens da missão, começam a trabalharem juntos. Apos 1 ano de contato com os índios, um homem do governo, visita eles, e vai ate o local da tribo com um avião, os índios ficam super entusiasmados e curiosos com o avião, e um dos irmãos, leva alguns dos índios para dar uma volta e voar. Essa cena em especial mostra uma fotografia incrível, a visão aeria da mata e do rio, é lindíssima.

Para os irmãos Villas-Boas os índios não eram selvagens e sim de outra civilização, o encontro deles com os índios, mudaram suas vidas para sempre.

Os índios ficaram doentes, com gripe, e matou metada da aldeia. Apos isso levam médicos a aldeia para cuidar dos índios. Os irmãos se sentiram responsáveis pelos índios e queriam proteger eles, de tudo e de todos.

Em um momento do filme a aldeia é invadida e atacada, e vários índios são mortos. Atrocidades eram cometidas contra as tribos que ali estavam no Xingu. Pois existia uma ganancia dos governantes, em construir uma rodovia que atravessaria a floresta nativa, incluindo o território dessa tribo que vivia ainda preservada de contato com a cultura ocidental.

E os irmãos Villas-Boas, com esforços políticos e humanitários, sempre para o vem dos índio, fazem um acordo com os governantes, em que eles fariam a rodovia, mas em troca, os índios ganhariam terras, e assim os irmãos viraram os ‘defensores dos índios’

Foi feito um mapa definindo as fronteiras das terras dos índios, foi mostrado para o governador e deu origem a criação do ‘Parque Nacional do Xingu’, que tinha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com