TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do filme as vantagens de ser invisivel (visão psicologica)

Por:   •  3/9/2017  •  Resenha  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  2.975 Visualizações

Página 1 de 2

Análise do filme “ As vantagens de ser invisível”

O filme relata a vida do adolescente Charlie,  que está iniciando sua vida escolar no ensino médio e passando por sérias questões pessoais como se recuperar do suicídio do melhor amigo que ocorrera no ano anterior e freqüentes crises de ansiedade e outros transtornos psicológicos, que no decorrer do filme descobrimos ser por conta de um abuso sexual vivido em sua infância.

No filme é relatada a dificuldade do mesmo em se integrar  socialmente em sua nova escola pois a principio não se via inserido em nenhum dos grupos  pré estabelecido na escola, e sobrevive os dias que parecem tortura se esforçando para ser invisível, sem nenhuma interação com os demais alunos ou professores.

Esta situação começa a mudar quando Charlie conhece dois irmão Sam e Patrick que se intitulam “desajustados” e a partir desta inserção social Charlie começa a experimentar  viver, não apenas como expectador mas como coadjuvante.

Esta passagem vem de encontro com a teoria de Elkonin (1987) onde ele determina a periodização do desenvolvimento da criança e associa o período da adolescência as fases de comunicação íntima e pessoal, que é quando o adolescente se relaciona entre adolescentes e forma grupos e busca sua identidade, e a fase de atividade profissional/ estudo, quando o adolescente começa a se preparar para o mundo adulto.

Toda esta crise que é necessária para que o desenvolvimento aconteça, começa a se amenizar quando o protagonista Charlie consegue se posicionar nestes estágios, onde ele começa a se compreender destro de sua realidade, definir sua identidade, e até mesmo decidir que profissão escolher. Esta interação o auxilia inclusive a aceitar, compreender e iniciar um tratamento mais efetivo de seus problemas psíquicos.

O impacto positivo desta crise é a ruptura das características infantis, a fixação da identidade adolescente e preparação para a vida adulta. Vê-se então uma mudança de comportamento em relação aos pais, irmã, professores e uma consolidação de seu papel em seu novo circulo social.

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (27.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com