TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analitica

Por:   •  29/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

PSICOLOGIA ANALITICA OU JUNGUIANA

  Carl Gustav Jung (1875-1961) residiu durante toda a sua vida na Suíça. Estudou psiquiatria em Zurique. Ele estava fortemente envolvido com Freud e com o movimento psicanalítico de 1906 a 1914, quando renunciou à presidência da Associação Psicanalítica Internacional. Embora rejeitasse a noção de Freud de libido como energia sexual e o complexo de Édipo como um estágio do desenvolvimento universal, ele acreditava não apenas na ação inconsciente, mas em um inconsciente coletivo partilhado. Seu foco foi sobre individuação através de tornar-se ciente do inconsciente. Jung fundou uma escola de psicoterapia e psicologia que ele denominou psicologia analítica.

  A psicologia analítica ou junguiana foi desenvolvida por no inicio do século XX. O trabalho dele recebeu varias influencias inclusive dos pensadores Kant, Hegel, Scapenhauer, Hartmann e Niltzache, mais muitos dos temas envolvidos por Jung brotaram de suas experiências pessoais.

  Segundo jung, o homem deveria analisado em sua integridade, na sua vida em comunidade, nunca isolado do contexto sócio cultural e universal ele divide o inconsciente em pessoal e coletivo, onde o inconsciente pessoal reportasse as camadas mais superficiais do inconsciente, onde se escondem as experiências pessoais do individuo, já o inconsciente coletivo é o deposito das “imagens primordiais” que nos remetem ao mais primitivo desenvolvimento da psique.

  O consciente e o inconsciente não representam opostos, mais são complementares, tendo o Self como mediador e gestor de seus recursos e conteúdos do individuo, segundo Jung, toda a personalidade é formada a partir de um centro que é responsável pelo seu desenvolvimento.  O self é o arquétipo do ego; ele é o potencial inato para a integridade, um princípio ordenador inconsciente direcionando a vida psíquica geral que dá lugar ao ego, é parcialmente moldado pela realidade externa.

   Na metapsicologia jungiana, o inconsciente dá lugar à integração, ordem e individuação. O self surge do inconsciente em sonhos, fantasias e estados de consciência alterada para dar direção. Na primeira metade da vida, o ego tenta identificar-se com o self e apropriar o poder do self a serviço do crescimento e diferenciação do ego. Durante este tempo, o ego pode tornar-se inflado com um sentimento irrealista de poder e se cortado do self, o ego pode ser alienado e deprimido. 

  Em seus estudos em psiquiatria e na prática clínica, Jung tentou humanizar o serviço de atendimento aos pacientes, buscando investigar, para além dos sintomas, as questões existenciais que cada sujeito lhe trazia, tornando cada sessão clínica um encontro único, repleto de significados. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com