TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anhanguera.

Tese: Anhanguera.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  Tese  •  2.650 Palavras (11 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 11

Para alcançar qualquer objetivo é preciso estabelecer as bases necessárias que melhor direcione as ações do administrador. Nesse sentido, a organização é fundamental em qualquer trabalho. Organizar é estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer relações e atribuições a cada um deles.

O termo organização é também entendido como função administrativa e parte integrante do processo administrativo, ou seja, é o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos de sua administração e estabelecer as relações entre eles e as atribuições de cada um. As organizações precisam ser organizadas para poder funcionar melhor e produzir melhores resultados. É necessário também, que à empresa possa contar com um bom gestor, que tenha a capacidade e habilidade para agregar e manter toda equipe unida em prol da empresa, cumprindo assim seus objetivos e metas. A organização pode ser estruturada em três níveis diferentes:

Organização em nível global. É a organização que abrange a empresa como uma totalidade. É o desenho organizacional.

Organização em nível departamental. É a organização que abrange cada departamento da empresa. É o chamado desenho departamental.

Organização em nível das operações. É a organização que focaliza cada tarefa, atividade ou operação. É o chamado desenho dos cargos ou tarefas.

Vantagens: As decisões são tomadas por administradores que têm uma visão global da empresa; Tomadores de decisão situados no topo e geralmente melhor treinados e preparados do eu os que estão nos níveis mais baixos; Eliminação dos esforços duplicados reduz os custos operacionais; Certas funções provocam maior especialização e aumento de habilidades; Decisões são mais consistentes com os objetivos empresariais.

Desvantagens: Tomadores de decisão situados no topo raramente têm contato com os trabalhadores e com as situações envolvidas; As linhas de comunicação mais distanciadas provocam demoras prolongadas.; Administradores nos níveis mais baixos são frustrados porque estão fora do processo decisória; Pelo envolvimento de muitas pessoas nas comunicações, há mais possibilidade de erro e de distorções pessoais.

E é com base nesse ponto de vista, a organização como função administrativa, que nos colocamos no propósito de definir a organização como parte essencial no processo administrativo. Sendo assim, todas as partes na qual a organização está envolvida, que vai desde a estrutura empresarial na sua totalidade até o nível operacional onde estão incluídos cargos e tarefas, serão abordados de forma racional por este trabalho.

Organizar significa agrupar, estruturar e integrar os recursos organizacionais, definir a estrutura de órgãos que deverão administrá-los, estabelecer a divisão do trabalho através da diferenciação, definir os níveis de autoridade e de responsabilidade. Uma coisa depende da outra: as organizações precisam ser organizadas para funcionar melhor, e para organizar, deve-se ter uma organização que deva ser estruturada e moldada.

Resumo individual de cada componente do grupo.

Marcel Costa Ney

Organização da Ação Empresarial

Segundo a leitura do material referente a atividades supervisionadas, vimos que, e de sua importância, para que o planejamento tenha sucesso, é necessário fazer o acompanhamento na busca de se cumprir os objetivos e metas, para que a empresa atinja resultados desejados.

Com a organização da empresa norteada pelos objetivos, metas, visão e valores e de, acordo com as reais condições e sua potencialidade e seguindo as etapas do planejamento (estratégico, tático e operacional), a empresa tem definidos seus domínios e estabelece os meios necessários para suprir o nicho do mercado, assegurando assim, a sua sobrevivência e consequentemente o seu crescimento. Para a efetivação da organização empresarial, é necessário que o gestor tenha uma visão holística afim de estabelecer meios necessários para agrupar, estruturar, estabelecer hierarquia, coordenar, integrar e reintegrar tarefas, motivar objetivando a coerência entre as áreas de decisão e assim se tornar uma empresa sólida e competitiva de acordo com as necessidades e exigências do mercado. Nessa perspectiva, o planejamento da ação empresarial é uma atividade racional que envolve a identificação das oportunidades, assim como ameaças do mercado, necessitando da participação efetiva e integrada de todos os níveis da empresa, ou seja do nível intermediário por meio dos planos táticos e do nível operacional por intermédio dos planos operacionais.

Para o sucesso da empresa é necessário que tenha bem claro a noção dos passos a seguir, pois vivemos em um mundo cada vez mais competitivo e que exige muito mais que somente a preocupação com a questão qualitativa da empresa. Porem com a questão humana, agregando esses fatores, direcionando assim para a construção de um sistema eficiente capaz de colocar em prática as ações conforme o planejamento, buscando alcançar os objetivos e metas. Se a empresa não estiver alicerçada em um sistema eficiente de ações planejadas, acompanhadas, definidas e redefinidas conforme a necessidade, a mesma estará fadada à falência.

Considerações finais

Com as leituras realizadas, podemos perceber sobre o quão é importante o planejamento, sua execução, acompanhamento e avaliação para que se possa atingir o sucesso da empresa e que, a organização empresarial é imprescindível para que a mesma se mantenha no mercado cada vez mais exigente e competitivo.

Para tanto, é necessário que à empresa possa contar com um bom gestor, que tenha a capacidade e habilidade para agregar e manter toda equipe unida em prol da empresa, cumprindo assim seus objetivos e metas. A organização da ação empresarial assim como o planejamento é a base para o sucesso empresarial. Esse trabalho nos proporcionou um crescimento e ampliou nossa visão acerca de quanto é importante planejar para executar e alcançar os objetivos alavancando a excelência.

Bruna Correa Vieira

GESTÃO ESTRATÉGICA- É uma forma de gerir uma organização focando sempre em novas estratégias em todas as áreas, acrescentar novos elementos de reflexão e ações, elaborar projetos de mudanças, gerenciar e avaliar situações. A Gestão Estratégica possui vários passos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com