TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Casos

Trabalho Escolar: Análise De Casos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 2

ESTUDO DE CASO

O Caso a seguir é chamado “A História de Ângelo”, que é baseada em uma historia real. O Laboratório de Estudos Contemporâneos, através do Psicólogo do Ministério Público do Estado do Pará - JOSÉ AREMILTON ALVES DE OLIVEIRA , também Psicólogo da Secretaria Executiva de Saúde Pública do Estado do Pará e aluno do Curso de Especialização em Psicologia Jurídica da Universidade da Amazônia publicou este caso na Revista Eletrônica POLÊM!CA da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (www.polemica.uerj.br Polêm!ca, v. 9, n. 2, p. 45 – 57, abril/junho 2010 LABORE), com o nome “DA AGRESSIVIDADE À VIOLÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A TENDÊNCIA ANTISSOCIAL NA CONDUTA DA CRIANÇA”. Vale lembrar que os nomes das pessoas mencionadas neste caso são fictícios, a fim de preservar o sigilo e a integridade dos mesmos.

Leia com atenção e responda às perguntas com base na Declaração Universal dos Direitos Humanos e Código de Ética do Psicólogo.

Ângelo é um adolescente que conta com a idade de 13 anos e reside num bairro periférico da cidade de Capanema, interior do Pará. Ele foi encaminhado ao Ministério Público pelo Conselho Tutelar, em virtude de estar sofrendo ameaças por parte de pessoas de sua comunidade após vários furtos que ali vinha praticando. Já no primeiro atendimento, a Sr.ª S., mãe de Ângelo, não economizou queixas, descrevendo-o como insubordinado, agressivo e com uma compulsão ao furto, primeiramente dos objetos de sua própria casa, depois de residências da vizinhança, levando-a a supor que ele estaria envolvido com uso de drogas. Ângelo queixou-se de nunca ter sido bem aceito pela mãe, de ser desprezado pelo pai, Sr. R., (com quem não mais convive) e de ser espancado pelo padrasto. No que se refere aos furtos, disse que agia sob as ordens de um rapaz, que o ameaçava de espancamentos, caso não os fizesse, ou o denunciasse à polícia ou à comunidade. Disse ainda que, na companhia desse rapaz, teria ingerido bebidas alcoólicas e experimentado drogas ilícitas, além de sofrer agressões físicas por parte do mesmo.

A anamnese revelou alguns dados interessantes a respeito da história de vida do adolescente, conforme relato da Sr.ª S. Esta possui um casal de filhos, frutos de seu primeiro relacionamento com outro homem, mas nunca teve filhos biológicos com Sr. R. A mãe biológica de Ângelo, por sua vez, era uma mulher envolvida com prostituição e, tão logo descobriu que estava grávida, decidiu que daria o filho a quem tivesse interesse em adotá-lo. A Sr.ª S. e Sr. R. conheciam-na porque ela residia nas imediações da casa deles. Logo que teve conhecimento da gravidez da outra e de sua decisão de dar a criança a quem se interessasse em acolhê-la, Sr. R. decidiu que a tomaria para si e a esposa, caso fosse um menino. A Sr.ª S. suspeitou de que, na verdade, o marido fosse o pai biológico da criança, pois tinha já desconfianças de que ele e a grávida haviam mantido um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com