TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Saude Doença

Resenha: Análise Saude Doença. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Resenha  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

Por base desses modelos saúde doença verificamos que o modelo unicausal entendida como doença causada por um agente etiológico, analisando o caso do Sr. Antônio percebe-se que o mesmo trabalhou por 15 anos em um frigorífico, em um alto ritmo de trabalho, esta desempregado, tentando conseguir sua aposentadoria por invalidez.

Para o modelo bio-psico-social pretende promover uma ampliação na compreensão das patologias, em substituição a causalidade reducionista, ressaltando por essa questão o que possivelmente tenha promovido esse processo, refere-se que com o passar dos anos Sr. Antonio passou a desenvolver sintomas como fortes dores de cabeça e dores nas ‘juntas’. ‘Dores psíquicas’ também foram surgindo, nas palavras do Sr. Antonio: ‘desânimo’, ‘sem força’, ‘mal estar’. Passou a ter dificuldades para dormir, se alimentar adequadamente e passou a exagerar da bebida, no final do dia. Estava medicalizado com analgésicos e anti-depressivos. O efeito da medicação foi temporário e as crises de ‘desânimo’ e dor pioraram e Sr. Antonio retornou à consulta, e assim foi encostado por varias vezes, pois não aguentava mais trabalhar.

Já o modelo da determinação social revisa o homem como ser social, ou seja, a caracterização de sua identidade. Visto que a partir do trabalho o modo de vida do sujeito é constituído, isso ocorre com o caso de Sr, Antônio, com afastamento o mesmo tem muitas dificuldades de se manter socialmente, deixando envergonhado com a sua situação, fazendo assim com que o Sr, Antônio perdesse a sua identidade.

O processo saúde-doença seja compreendido como uma produção humana, analisado em suas manifestações coletivas e individuais, buscando a compreensão do homem enquanto uma totalidade.

...

Baixar como  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »