TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de um grupo militar de elite

Projeto de pesquisa: Análise de um grupo militar de elite. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.152 Palavras (13 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 13

Sumário

1- Capa

2- Contra capa

3- Sumário

4-1- Objetivo

4-2-Introdução

5-3-Análise do filme tropa de elite

6- 4-O que é cultura?

6-5- Quais são as manifestações culturais apresentadas no filme Tropa de Elite Um?

8- 6-Conflitos sociais

7- 7-Dois conflitos sociais existentes no filme Tropa de Elite Um

7- 8-Porque é importante que se tenham ações públicas para solução desses conflitos e, porque o serviço social é importante na resolução de conflitos sociais?

8- 9-A psicologia pode auxiliar na resolução de conflitos sociais?

9- 10-Como se da à formação de um grupo e quais são as suas características

9- 11-Tipos de grupos

10- 12-O Bope:

10- 12-Como se apresentam as relações de poder no grupo de policiais do Bope?

11- 13-Ações propostas a serem praticadas pelo Bope que poderiam ser o início da resolução desses conflitos

12- 14-Conclusão

13- 15-Referencias bibliográficas

1- Objetivo: o objetivo da atps é desenvolver no aluno, futuro assistente social, a capacidade de refletir criticamente sobre acontecimentos de cunho econômico, social e psicológico que ocorrem em nossa sociedade. Assim como se da à formação de grupos, reconhecer as manifestações culturais no ser humano e refletir como os mecanismos sociais podem influenciar a vida psíquica e social dos indivíduos da sociedade

2-Introdução I

Neste artigo, consiste uma pequena análise de alguns conceitos da psicologia social.

Nosso objetivo é elaborar uma análise que pretende captar como as representações como Instituições policiais, Adversidade de grupos, conflitos sociais. Tropa de Elite (Brasil, 2007, 118min.) sob a direção de José Padilha é inspirado no livro "Elite da Tropa", de Luiz Eduardo Soares, André Batista e Rodrigo Pimentel. O filme apresenta um momento de crise na vida do capitão Nascimento (Wagner Moura), do Batalhão de Operações Policiais Especiais - BOPE - da PM do Rio de Janeiro. O capitão quer deixar a corporação e tenta encontrar um substituto para seu posto. Paralelamente, dois amigos de infância se tornam policiais e se destacam pela honestidade e honra ao realizar suas funções, indignados com a corrupção que há no batalhão em que atuam, dão a ver aspectos que dizem respeito à influência de métodos de tortura psicológica, agressão física e moral herdado da Ditadura Militar, nas práticas atuais de combate ao crime. É um filme realista buscando a condição humana, salientando os aspectos referentes: a violência, o poder institucional e o individuo, pois mostra exatamente as diferenças entre homens e outros animais e as manifestações culturais do ser humano, estabelecendo uma relação de dominação com a participação de dois grupos; os que dominam e os que subordinam, é mostrado o caos do poder público, a corrupção capitalista da policia os interesses políticos , falta de segurança pública e o abandono de políticas sociais no cotidiano da nossa sociedade.A análise do filme Tropa de Elite baseia-se nos modos como se constitui a visão do principal personagem, mais especificamente no modo como se constroem sua identidade de grupo e a imagem do outro, na realidade e na ficção.

Palavras - Chave: Instituições Policiais, Adversidades de grupos e Conflitos e sociais

3-Análise do filme Tropa de Elite Um

Com base no filme Tropa de Elite: A partir de uma perspectiva crítica, percebe-se claramente a violação dos direitos humanos. Regras existentes na polícia como parte do governo se fazem necessário para que haja mudanças com relação à atitude tomada por eles. Tem que haver sim uma cumplicidade entre o governo e a polícia para que possam junto encontrar soluções para a sociedade, sendo de uma maneira que não venham com isso tirar proveito próprio; revela-se que apesar de existirem diferentes organizações policiais no Brasil, a questão de como os policiais lida com os cidadãos pobres e marginalizados traz à tona uma característica comum a todas elas: o abuso do poder e do uso de agressão física como forma de eliminar um “inimigo”. Conduta adotada também pelos traficantes que dominam as comunidades. O filme apresenta inicialmente a polícia militar convencional carioca que está tomada pela corrupção. Dinheiro vindo do jogo do bicho ou das propinas que ganham pela venda de armas aos traficantes. Mas também mostra o BOPE, tropa de elite da polícia militar, que faz parte dela, mas que na prática é completamente diferente. Ele foi criado para intervir quando a polícia convencional, não consegue dar conta do serviço.

O homem, através das suas diferenças defronta-se com seu comportamento, pois o homem é um ser surpreendente diante de outros animais; sua mudança é constante, seus hábitos, costumes, crenças e culturas. A palavra “razão” é o que predomina em seu vocabulário.

Este filme além de fazer uma crítica à corrupção da polícia carioca também mostra a hipocrisia da classe média, representada por estudantes universitários que fazem trabalhos em ONGs nas favelas. Eles criticam a violência policial, mas, no enredo do filme que não está longe da realidade da sociedade, estes mesmos estudantes, realizam o consumo e o tráfico de drogas nas festas e na própria universidade e assim favorecendo a violência urbana. Surge então uma linha tênue; A cultura cria o que é proibido socialmente (criminoso, louco) e o rejeita definindo uma fronteira para além da qual tudo é transgressão. Metodologicamente, nossa análise está baseada na “crítica diagnóstica da cultura”.

4-O que é cultura?

Cultura herança social e total das sociedades humanas são um conjunto de idéias, comportamentos, símbolos e práticas sociais artificiais (isto é, não naturais ou biológicos) aprendidos de geração em geração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com